sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A Diferença entre o Querer e o Precisar


Não leve a faxina tão a sério! Não deixe suas panelas brilharem mais do que você!!! 
Não leve a faxina ou o trabalho tão a sério! Pense que a camada de pó vai proteger a madeira que está por baixo dela! 
Uma casa só vai virar um lar quando você for capaz de escrever"EU TE AMO" sobre os móveis! 
Antigamente eu gastava no mínimo 8 horas por semana para manter tudo bem limpo e brilhando,caso "aparecesse alguém para visitar"_ mas depois descobri que ninguém passa por" acaso " para visitar _ 
Todos estão muito ocupados passeando, se divertindo e aproveitando a vida! 
E agora se alguém aparecer de repente para me visitar, não tenho que explicar a situação da minha casa a ninguém!...
As pessoas não estão interessadas em saber o que eu fiquei fazendo o dia inteiro enquanto elas passeavam,se divertiam e aproveitavam a vida... 
Caso você ainda não tenha percebido: 
A VIDA É CURTA... APROVEITE-A!!! 



Tire o pó se precisar..
.Mas não seria melhor pintar um quadro ou escrever uma carta, dar um passeio ou visitar um amigo,assar um bolo e lamber a colher suja de massa, plantar e regar umas sementinhas,.
Pese muito bem a diferença entre: QUERER E PRECISAR! 
Tire o pó se precisar...
Mas você não terá muito tempo livre...
Para: Beber champanhe, nadar na praia,escalar montanhas, brincar com os cachorros, ouvir música e ler livros,cultivar os amigos e aproveitar a vida!!! 
TIRE o pó..se precisar...
 Mas a vida continua lá fora ,o sol iluminando os olhos, o vento agitando os cabelos,as gotas da chuva caindo mansamente..
_ PENSE bem , este dia não voltará jamais!!! 
TIRE o pó... se precisar...mas não se esqueça que você vai envelhecer e muita coisa não será mais tão fácil de fazer como agora...
E quando você partir,como todos nós partiremos um dia também vai virar pó!!! 
Ninguém vai se lembrar de quantas contas você pagou,nem da sua casa tão limpinha, mas vão se lembrar da sua amizade, da sua alegria e do que você ensinou. 
AFINAL:"Não é o que você juntou,e sim o que você espalhou que reflete o que você foi e como você viveu a sua vida." (autor desconhecido).



terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Receita de Família




"Família é prato difícil de preparar"

(de "O Arroz de Palma, de Francisco Azevedo)

Colégio Cruzeiro » Unidade Jacarepaguá »
Educação Infantil » Textos Interessantes.


                                    

            
Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo. Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir. Preferimos o desconforto do estômago vazio. Vêm a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio. Mas a vida, (azeitona verde no palito) sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite. O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a família está servida. Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. Sicrano, quem diria? Solou, endureceu, murchou antes do tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele o surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais apaixonada. A outra, a mais consistente.

E você? É, você mesmo, que me lê os pensamentos e veio aqui me fazer companhia. Como saiu no álbum de retratos? O mais prático e objetivo? A mais sentimental? A mais prestativa? O que nunca quis nada com o trabalho? Seja quem for, não fique aí reclamando do gênero e do grau comparativo. Reúna essas tantas afinidades e antipatias que fazem parte da sua vida. Não há pressa. Eu espero. Já estão aí? Todas? Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, logo, você também estará cheirando a alho e cebola. Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.

Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do parentesco. Mas, se misturadas com delicadeza, estas especiarias, que quase sempre vêm da África e do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar, tornam a família muito mais colorida, interessante e saborosa.

Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido. Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser profissional. Principalmente na hora que se decide meter a colher. Saber meter a colher é verdadeira arte. Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada.

O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. Não existe Família à Oswaldo Aranha; Família à Rossini; Família à Belle Meunière; Família ao Molho Pardo, em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria. Família é afinidade, é “à Moda da Casa”. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.

Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seriam assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha. Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.

Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança. Principalmente na cabeça de um velho já meio caduco como eu. O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.




"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem"
Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas



Fonte:https://www.facebook.com/gloria.zimmermann.3/posts/582563395130044

sábado, 14 de dezembro de 2013

Meninas Black Power: HIDRATAÇÃO COM MAISENA

..Apliquei dividindo o cabelo em mechas, passando mecha por mecha, massageando da raiz as pontas. Ao fim coloquei touca térmica por 40 minutos. Sobre o resultado, achei que selou bem as cutículas, o que pra mim foi bastante válido, pois quando eu realizei o procedimento tinha acabado de colorir os fios. Hidratação prolongada e diminuição do frizz. Eu amei o resultado e continuo utilizando. Faço sempre que possível."


Meninas Black Power: HIDRATAÇÃO COM MAISENA:       Olá, crespas!  Como todas vocês sabem, nós somos um coletivo. Um dos benefícios é viver trocando informações sobre novas receitas pa...

Meninas Black Power: COMO USAR AZEITE NO CABELO NATURAL

Meninas Black Power: COMO USAR AZEITE NO CABELO NATURAL:   Há algum tempo os preconceitos com o azeite aplicado nos cabelos está sendo esquecido. Além disso, Meninas crespas compreendem cada ve...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Joana Angélica A mártir da Independência do Brasil.-12-12-1761

JOANA ANGÉLICA DE JESUS
(60 anos)
Abadessa, Escrivã e Vigária

* Salvador, BA (12/12/1761)
+ Salvador, BA (19/02/1822)

Joana Angélica foi uma religiosa concepcionista baiana, nascida no Brasil colônia, que morreu defendendo o Convento da Lapa em Salvador, BA, contra soldados portugueses.

Em meio aos conflitos ocorridos na Bahia durante as lutas pela Independência do Brasil, destacou-se a religiosa Joana Angélica de Jesus. Baiana, nascida em Salvador, em 12 de dezembro de 1761, Joana Angélica manifestou desde cedo inclinação pela vida religiosa. Seus pais José Tavares de Almeida e Catarina Maria da Silva acolheram de bom grado a vocação da filha.

Assim, aos 20 anos de idade, a jovem Joana Angélica entrava como franciscana para o Convento da Lapa com o nome de Sóror Joana Angélica, entrando na Ordem das Religiosas Reformadas de Nossa Senhora da Conceição. Após um ano de noviciado, aos 18 de maio de 1783, professava-se Irmã das Religiosas Reformadas de Nossa Senhora da Conceição.

Aceitou os votos de silêncio e, como monja enclausurada, jamais podiam vê-la. Atendia a todos através de um véu ou de uma cortina. Tendo atenção especial aos pobres e aos pestosos. Ajudou de modo a atender à Ordem e servir a Jesus. Assim, aceitou uma das mais difíceis tarefas: a de reeducar mulheres equivocadas, as chamadas "arrependidas"

A vida dedicada à oração e caridade fez de Joana Angélica, exemplo edificante entre as irmãs do mosteiro. No Convento atuou em diversas funções, dentre as quais se destacam: a de escrivã (1797), vigária (1812-1814), abadessa (1815) e prelada (1819). Na época das lutas pela independência, ocupava pela segunda vez a direção do Convento da Lapa, quando as tropas portuguesas invadiram o local e deu-se o notório acontecimento. 

Resultado dos desentendimentos entre brasileiros e portugueses quanto a liderança do Governo das Armas, para o qual foi indicado o general português Inácio Luiz Madeira de Melo, o conflito passou a ser resolvido pelas armas. Assim, no dia 19 de fevereiro iniciou-se com a ofensiva portuguesa. Os lusitanos atacaram o Forte de São Pedro e, quase ao mesmo tempo, os quartéis da Palmae da Mouraria, onde se encontravam oficiais e soldados brasileiros.

Nessa investida ao Quartel da Mouraria, um grupo de soldados tentou invadir o recolhimento, do qual Joana Angélica era Abadessa. Os portugueses acreditavam que no claustro, vizinho ao quartel, houvesse sediciosos e armas escondidas.

Joana Angélica de Jesus  mártir da  Independência do Brasil
Ataque à Casa de Deus

Sólida construção colonial, ainda hoje existente na capital baiana, o Convento da Lapa compõe-se de uma clausura, cuja principal entrada é guarnecida por um portão de ferro.

Os gritos da soldadesca são ouvidos no interior. Imediatamente a Abadessa, pressentindo certamente objetivos da profanação da castidade de suas internas, ordena que as monjas fujam pelo quintal.

O portão é derrubado e, num gesto heroico, Joana Angélica abre a segunda porta, postando-se como último empeço à inusitada invasão.

Conta a tradição, reproduzida por diversos historiadores, que então exclamou:

"Para trás, bandidos. Respeitem a Casa de Deus. Recuai, só penetrareis nesta Casa passando por sobre o meu cadáver!"
(Joana Angélica)

Abrindo os braços, num gesto comovente, tenta impedir que os invasores passem. É, então, assassinada a golpes de baioneta. Penetrando no sagrado recinto, onde encontram apenas o velho capelão, padre Daniel da Silva Lisboa, a quem espancam a golpes de coronhas, deixando-o como morto.

A abadessa Sóror Joana Angélica faleceu pouco tempo depois, no dia 20 de fevereiro de 1822. Por sua coragem e determinação, hoje é lembrada como mártir da  Independência do Brasil. Para homenageá-la, a avenida ao lado do Convento da Lapa foi batizada com o seu nome.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Alimentação correta depende das combinações certas

                         
Com a dieta das combinações, você emagrece e melhora a digestão
--> Desde a infância, nos ensinaram que devemos comer um pouco de cada coisa.

Mas, segundo a dieta das combinações, essa não é a maneira certa de se alimentar.

O que é realmente importante é aprender como combinar os grupos alimentares.

Alimentos diferentes precisam de diferentes sucos gástricos para uma digestão eficiente.

                               
Ao combinar alimentos errados, os sucos gástricos de ambos, neutralizam um ao outro e a comida fica mais tempo retida no estômago e nos intestinos, atrapalhando a digestão.

Com isso, ocorre fermentação, muito prejudicial por causar toxicidade e alergias alimentares.

Por exemplo, alimentos ricos em proteína exigem enzimas ácidas para uma boa digestão, enquanto que alimentos ricos em carboidratos exigem enzimas alcalinas.

Portanto aprender a combinar os alimentos vai melhorar sua digestão, aumentar sua energia, vai poupá-lo de diversos incômodos, como inchaço, peso no estômago e azia, e ainda  ajudará você a emagrecer cerca de 2 quilos por semana.

A combinação de alimentos está classificada conforme os grupos alimentares:

Proteínas: carnes, produtos lácteos, ovos, nozes e sementes.
Carboidratos: pães, massas, batatas, arroz e legumes.
Gorduras: azeite, manteiga, azeitonas, abacate.
Vegetais: folhas verdes, brócolis e repolho, vegetais de baixo índice glicêmico (cenoura, nabo).
Açúcares: açúcar refinado, mel, geléias, xaropes, bem como frutas doces, como banana ou frutas secas.
Ácidos: vinagre, produtos em conserva, suco de laranja, suco de limão.
Frutas: melancia, melão, laranja, morango, pera, maçã etc
                             

As combinações ruins são estas:

Proteínas e Vegetais
Gorduras e Vegetais
Carboidratos e Gorduras
Proteína e carboidrato
Frutas e Carboidratos
Proteínas e Gorduras
Frutas e proteínas


Evite combinar amido e proteínas, coma-os separadamente.

A digestão química do amido normalmente começa quando uma enzima chamada ptialina é liberado que converte o amido em maltose.
Ao mesmo tempo, as proteínas causam a secreção de ácido clorídrico, que destrói a enzima ptialina, causando uma interrupção no processo de digestão do amido.

Isso dificulta a digestão e atrapalha o metabolismo.

Evite combinar carne com doces na mesma refeição.

Os doces, ao chegarem ao estômago, juntamente com as proteínas (carne, ovos), causam o bloqueio da digestão e provocam dores de estômago.

Coma doces e frutas separadamente da refeição, de preferência após 1 a 2 horas.

Evite combinar frutas com outros alimentos, coma-os separadamente.

As frutas são ricas em minerais e vitaminas, eles são digeridos rapidamente sozinhos.

Com proteínas ou carboidratos, sua digestão é difícil.

O único alimento que combina bem com frutas é iogurte, que também é rápido e fácil de digerir.

Iogurte com frutas é a melhor combinação de alimentos para emagrecer também.

Evite comer mais de uma fonte de proteina na mesma refeição.

Proteínas são difíceis de digerir porque são mantidas no estômago por longas horas, até que os sucos gástricos tenham realizado sua tarefa.

Comer vários tipos de proteínas em uma refeição prolonga o processo de digestão, causando indigestão ou fermentação que leva a gases no estômago.

Comer apenas um tipo de proteína em cada refeição aumenta a atividade metabólica.

Evite combinar amidos e alimentos ácidos (suco de limão, laranja, morango, goiaba, frutas vermelhas, manga, abacaxi, maçãs, limão, melancia, etc.).

Alimentos ricos em amido requerem enzimas alcalinas para uma boa digestão e a combinação dos dois leva a neutralização de todo o processo digestivo, levando à indigestão. Frutas cítricas combinam melhor com proteínas como nozes e sementes, ajudando numa melhor absorção de nutrientes.


Não combine sucos, chá, café ou álcool com alimentos sólidos.

Essas bebidas dificultam a digestão e o tanino presente no chá inibe a absorção de cálcio, ferro e zinco dos alimentos ingeridos com eles.

Combinando os alimentos corretamente, além de ajudar a melhorar a digestão e absorção dos alimentos, ainda vai ajudar a acelerar seu metabolismo e assim fazer você desinchar e emagrecer naturalmente, sem se privar de nenhum alimento.

E o mais importante vai evitar a formação de gases devido à indigestão, dando-lhe saúde e disposição.

Agora, as boas combinações.

Basta seguir o cardápio.

Café da Manhã

Opção 1

1 xícara de chá sem açúcar
4 torradas de pão integral
2 fatias de queijo fresco magro

Opção 2

1 copo de iogurte desnatado diet
1 fatia de pão integral
1 colher (sobremesa) de geleia diet

Opção 3

1 copo de suco de cenoura e beterraba
1 fatia de pão integral
1 colher (sopa rasa) de cream cheese light

Opção 4

1 copo de leite desnatado
1 taça pequena de sucrilhos

Opção 5

1 xícara de chá de ervas sem açúcar
2 fatias de pão integral
1 fatia de blanquet de peru
1 fatia média de queijo fresco

Opção 6

1 copo de suco com erva-doce, beterraba, cenoura e hortelã
2 torradas de pão integral
1 fatia média de queijo fresco

Opção 7

1 copo de iogurte desnatado
2 torradas
1 colher (sobremesa) de margarina light
1 colher (de sobremesa) de geleia diet

Lanches (Escolha 1 opção abaixo)

* 1 caixinha de suco de frutas light + 1 torrada
* 1 fruta (kiwi, pêra, 1/2 papaia, banana-prata, figo ou damasco)
* 1 taça de gelatina diet colorida + 1 fruta
* 1 copo de água de coco + 1 fatia de queijo branco
* 3 biscoitos integrais

Almoço

Opção 1

1 prato com cenoura e beterraba
1 filé de peixe gratinado (com queijo prato light)
1 prato (sobremesa) de brócolis refogados no azeite

Opção 2

1 prato de alface e tomate
2 almôndegas (médias) de soja
1 prato (sobremesa) de abobrinha refogada
1 porção (3 colheres de sopa) de arroz integral

Opção 3

1 prato com agrião, milho e grão-de-bico
1 prato (sobremesa) de escarola refogada no azeite
1 panqueca light (com cenoura, espinafre e beterraba)

Opção 4

1 prato com rúcula, alface-americana e tomate seco
1 porção de bife rolê
1 prato (sobremesa) de cenoura sautée

Opção 5

1 prato com pepino, alface e tomate-cereja
1 berinjela refogada no azeite com tomate
seco
1 prato (sobremesa) de espaguete ao molho de vegetais e ervas

Opção 6

1 prato de tabule 2 quibes (pequenos) de soja
1 prato (sobremesa) de mostarda refogada no azeite
1 prato (sobremesa) de espaguete com molho de tomate

Opção 7

1 prato de tomate, cebola-roxa e cebolinha verde
1 filé médio de frango com molho à base de ricota e mostarda
1 prato (sobremesa) de couve refogada no azeite -

Lanche da tarde (Escolha 1 opção)

* 1 barra de cereais
* 1 taça de salada de frutas
* 1 copo de iogurte natural desnatado
* 1 xícara de chá de ervas (sem açúcar) + 1 fatia de queijo branco
* 1 porção de grãos de soja (torrados)

Jantar

Opção 1

1 prato (fundo) de sopa cremosa de mandioquinha
1 porção de suflê com peito de peru e palmito

Opção 2

1 prato (fundo) de sopa cremosa de beterraba, com músculo e iogurte
1 pastel de forno com recheio de escarola

Opção 3

1 prato (fundo) de caldo de legumes com massa tipo cabelo-de-anjo
1 filé de frango médio grelhado
1 prato (sobremesa) de cenoura refogada no azeite

Opção 4

1 prato (fundo) de caldo de legumes batidos
1 sanduíche com pão italiano recheado com espinafre, creme de leite light, tomate
seco e muçarela de búfala

Opção 5

1 prato (fundo) de sopa cremosa de aspargos com frango
1 prato (sobremesa) de legumes refogados no azeite (cenoura, chuchu, vagem)

Opção 6

1 prato (fundo) de sopa cremosa de cenoura
1 sanduíche com 2 fatias de pão integral e peito de peru, ricota e requeijão light

Opção 7

1 prato (fundo) de sopa de lentilha
1 pedaço de torta de kani com abobrinha

Antes de dormir (Escolha uma opção)

* 1 fruta (até 6 morangos, 1 laranja-lima, 1 maçã assada com canela ou 1 fatia média de abacaxi cozido)
* 1 copo de suco de frutas sem açúcar
* 1 copo de leite desnatado
* 1 iogurte diet
Fonte>: http://www.curapelanatureza.com.br/2013/05/com-dieta-das-combinacoes-voce-emagrece.html#sthash.xEz3ihSe.dpuf

domingo, 8 de dezembro de 2013

(26°) -Falando do Sobrinho muito amado

                           
08/01/2010


Que Deus esteja com voce sempre!
Espero que  tudo esteja bem com todos.
Está assoberbada de serviços ainda?
 Dá tempo de escrever-me algumas linhas ou me abandonou de vez?
Tive que ir à Itararé, pois o endereço que constava no meu prontuário era de lá.
Fiquei em casa de amigos.
Depois fui a Itapetininga, onde o (Mano Veio) ,não sabia o que fazer para me agradar, Mulata.
Sabe,na verdade,fui eu que fiquei todo melindrado, “magoadinho” porque eles não me escreveram
em 5 anos de prisão.
Mas,eles nunca foram mesmo de escrever.
Depois,falando com meus botões,eu vi que o móvel de tudo isso, o busílis da questão era apenas a minha vaidade e o meu orgulho.
E aprendi que o orgulho é um sentimento que fecha muitas portas.
Deixei ambos, orgulho e vaidade, de lado, abri os braços, abracei meus irmãos e passei momentos agradabilíssimos com ambos.
Depois fui a Sorocaba e passei o Ano (virada do ano) com todos lá.
Foi bonita a festa, pá, fiquei contente.
O Vitor é músico também (e bom músico) e “trocamos figurinhas” (gíria de músicos para troca de impressões,ideias,músicas, etc.!
O Nenê cada vez mais apaixonado pela mulher (e ela por ele), trabalha numa grande empresa ( do Antonio Ermínio),em três turnos, o que nem o abala, pois tem uma energia de trator. A gente olha nele e assalta-nos a sensação de estar olhando para um guindaste, um pilar de ponte, um monte Ararat, entendeu¿ Já viu junta de bois?
Compararam a mim e a ele quando ficamos lado a alado. Eu sou mais alto e mais largo de corpo, mas ele também está enorme(não de gordo de forte mesmo),ele está todo duro (puro músculo), é de impressionar, “N”, não é tipo halterofilista.
 Ele é o que eu era na idade dele, só que mais cheio, mais forte.
Um touro enfim.
É a minha cara, se falar que é meu filho, passa batido.
Parece mais meu que da “Mana”.
Virou um  homem muito bonito, serio, responsável, carinhoso com a família.
Um amor, enfim.
Estava com muitas saudades dele, mulher.

Vi fotos de todos voces na internet no site da “Tambor”.
Voce está uma senhora, perdeu aquele ar de menina e ganhou ares e porte de mulher.
Ficou melhor (rs,rs,rs).
Há um homem ao seu lado, creio ser o “A.”, pois não o conheço, nem por foto.
Voces formam um belo casal. Parabéns!
Dou tanta razão a voce: Nosso filhote tornou-se uma bela mulher.
Só que ao telefone, parece uma menina, a mesma voz, a mesma doçura.
Deus nos mimou demais ao nos escolher para sermos pais dela.
Agradeço a Ele, todo dia, por isso.
E agradeço à você e ao sr.”A” por tê-la criado tão bem.
Acho que vamos sair em março (talvez inicio de março),para não ficar muito em cima do dia das mães.
Pretendo visitá-las ocasião, nesta saída.

Por favor me informe sobre preços de passagens daí até aqui onde estou.

Antes eu tinha trabalho e dinheiro, agora aqui está “osso”, e não sei se o que eu tenho será o suficiente.
Vou ter de apelar para a “mãe Dine”, de novo.
Digo isso, porque independente de ter dinheiro ou não, na saidinha eles nos põe pra fora do portão e ‘se virem”, só voltem na data marcada.
Vários ficam mendigando passagem na rodoviária.
Ou roubando, o que os leva de volta ao fechado.
Como eu não sou ladrão...,preciso da “mãe”.
Por favor escreva-me querida!
Tornarei a escrever-lhe cartas mais extensas.
Fique com Deus! _ 
                                           










(Porque a História de um homem, não pode terminar num túmulo frio e escuro)



                               *

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Surpreenda-se com a ABÓBORA



                                        


 
"ADEUS COLESTEROL, GLICEMIA, LIPÍDIOS E TRIGLICERÍDEOS" Um segredinho revelado...POR UM MÉDICO. Alguns anos atrás, um ex-professor meu mostrou-me uma análise de sangue; o que eu vi me deixou impressionado. Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: ureia, colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos apresentavam valores que, em muito excediam os níveis permitidos. Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou, se estava viva, isto seria apenas por teimosia. O professor, então, mostrou o nome do paciente que, até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo! Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?". Com um sorriso ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas". Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou, quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa)! Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é, literalmente, um milagre!" Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico amigo. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes, com impressionantes resultados. Aproximadamente, uma vez por ano, faço análise de meu sangue e, se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente. Aqui está o SEGREDO: Por 4 semanas consecutivas, compre na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador (cru), junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água. Tome essa vitamina em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum (pequeno almoço/café da manhã). Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido. Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açúcar!). O professor, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular: o colesterol mais nocivo e perigoso - LDL . Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa.

." ABÓBORA... Não faça disso um segredo... DIVULGUE!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Um dia de sol para Uma Amiga muito especial- 'Maria de Lourdes Rodrigues de Souza'



O dia amanheceu lindo!
O Sol com seus raios  dourados e  cálidos chegou doirando tudo, envolvendo a tudo e a todos com essa energia especial que nos move com alegria  e esperança para mais um dia de labor.
De repente me vi pensando na Lourdes. Maria de Lourdes Rodrigues de Souza uma dessas pessoas especiais ensolarada, dinâmica, forte e alegre, que tem o dom de envolver a todos a sua volta.
Eu a conheci lá por volta dos anos 80 e está classificada como uma das minhas mestras com que a vi da me presenteou.
Foi ela uma das minhas mais importantes colegas de  profissão. Foi ela que com seu jeito  sereno e responsável que aprendi e descobri estar na profissão certa, a enfermagem. Lourdes não era diplomada por nenhuma faculdade, a não ser pela universidade da vida. E como era capaz! Era dessas com quem se aprende a cada dia, do jeito certo e jamais se esquece. Meu Deus como sou grata por ter conhecido pessoas assim!
É me fácil depois de  quase quatro décadas, recordar de seu jeitinho, seu caminhar com uma cuba rim ou uma bandeja de procedimentos nas mãos, pelos corredores da maternidade da Santa Casa de Ribeirão Preto, indo ou vindo atender a uma paciente, fosse da área particular ou do antigo INPS ou da área dos não contribuintes que naquela época era chamada de ”indigentes”, as quais eram tratadas por ela com o mesmo cuidado e carinho que as demais.
Lourdes era contudo enérgica e muito profissional; eu apenas uma aprendiz iniciante, cuja experiência  versava pelos três quatro anos de atendimento prático, após um rápido curso realizado sob os cuidados de uma irmãzinha de caridade que trabalhava no hospital Álvaro Ribeiro em Campinas, no ano em que ocorreu a epidemia de meningite, vitimando grande número de pessoas principalmente crianças.  Eu havia entrado naquela casa hospitalar, exatamente nesta época, e minha função era auxiliar nos banhos e dar alimentação aos pequenos pacientes. Porém eu queria , eu tinha muita sede de aprender, e não perdia nenhuma oportunidade. Tanto que percebendo meu interesse, a irmã responsável pelo setor, me encaminhou ao curso de Atendente de Enfermagem,  ministrado por elas mesmas, dentro da própria instituição. E como a epidemia lotava  o hospital, e a mão de obra  era insuficiente, acabei entrando na rotina de enfermagem  sob os cuidados da enfermeira chefe responsável. Não me recordo hoje o nome de ninguém. Depois disso, passei por outras instituições, sempre aprendendo tudo que me era possível, e estudando por conta os livros da época. Mas isso é para outra história, voltemos a Lourdes.
A empatia  que havia entre mim e Lourdes abriu portas para nos visitarmos em nossas casas, e pude lhe conhecer a família, formada por dois filhos Roberto e Claudia (se não me engano) as vezes faço confusão com nomes e números, coisas da idade. E também uma  linda neta, a Talita, que era o seu xodó.
Lourdes era viúva e conduzia a vida com um misto de energia  e serenidade  que me encantava. Tudo tinha seu tempo e lugar. As  complicações naturais eram resolvidas sem jamais perder o porte altaneiro e equilibrado. Nossa amizade nos permitiu trocar confidências e pude partilhar da intimidade do seu lar.
 Me sentia muito bem junta a ela e sua filha e a netinha. Quanto ao filho, o vi poucas vezes , Carlos Roberto.
Em sua casa me encantava um vaso de violetas que jamais vi igual; era plantado em um xaxim grande, e cresceu tomando todo o espaço, e quando florescia era uma maravilha. Assisti a sua luta para conseguir comprar sua casa, reforma-la e mobiliá-la como sonhou.  Em cada oportunidade eu ia aprendendo com suas experiências. O que fazer e o que não fazer. Falávamos muito sobre o trabalho, e ela me ensinava tudo quanto podia. Nesta época, tínhamos entre nós os estagiários do curso de medicina da USP, e tivemos a oportunidade de conviver com o então doutor Sócratis, meninão sempre com o sono atrasado e ténis “chulezento”, a doutora Analba, dra. Sueli, dr. Odilon. E inúmeros ‘doutores’ em fase de formação, passaram por ali na residência de obstetrícia e pediatria néo-natal. Muitas histórias! Algumas tristes, outras engraçadas, mas felizmente muitas felizes, como o nascimento do primeiro filho do doutor Marcelo, a primeira experiência com a circuncisão de um bebê, meninas que chegavam com quadro de abdome agudo e pariam diante de mães e pais estupefáctos, por não terem a menor ideia da gravidez da filha adolescente. Gêmeos surpresas, muitos abortos provocados, o que deixava a irmã Ana Maria do avesso e que a fazia claudicar pelos corredores amaldiçoando as infelizes mulheres, o que me causava estranho sentimento, misto de revolta e pena. Ela  chamava essas coitadas de “porcas”, e aquilo soava em meus ouvidos como espinhos lançados ao vento. A quantidade de parturientes que chegavam dando a luz, fato que me levou a fazer os primeiros partos, inclusive alguns no banheiro ou no chão da enfermaria do pré -parto. E isso acontecia, por razões como: Estar os estagiários ocupados com outras pacientes, gestantes que chegavam coroando, etc. perdi a conta de  quantas crianças peguei nessa situação. Tinha uma época do mês que o número de nascimentos duplicavam, e dizíamos que era efeito da mudança de lua. Verdade ou mito, o fato era a realidade que vivíamos todos os meses. Os bebês resolviam nascer todos ao mesmo tempo e num só hospital.
Quantas histórias!
Eu gostava muito de fazer plantões com a Lourdes, confiava nela, me sentia segura e aprendi muito.
Hoje, não sei se ela ainda está entre nós. Nesta época, beira o tempo de aposentar, para o que fazia muitos planos; tinha os cabelos encanecidos pelo tempo e pelas árduas lutas que a vida lhe reservara. Havia ficado viúva cedo, e segundo relatava, não tivera um casamento feliz; a não ser pelos filhos que amava muito e criara com pulso forte e muita disciplina. Isso já faz quase 4 décadas, portanto imagino que ela tivesse nessa época uns cinquenta anos ou mais , ou menos, então teria hoje uns 90 anos, se tiver por aqui.  E ‘pelo andar do bonde’, dificilmente nos veríamos novamente. Mas ela é uma dessas pessoa que imprimiu em minha vida de forma tão formidável, que jamais a esqueci, e de quem sempre me recordo, com esse misto de ternura e gratidão.
Onde quer que você esteja minha amiga Lourdes(ela fazia questão da pronúncia  e grafia corretas do “OUR”), onde quer que você se encontre hoje, envio-lhe o meu carinho mesclado de saudades e gratidão! A você, a nossa amizade, pelo seu carinho e generosidade para comigo, dedico essa manhã de Sol!









( 24°) - Binhão, Celina e Embaçada




                                
                          
  07-04-10
Oi Mulatinha,

Que Deus esteja contigo, sempre.


         Recebi sua carta, cheguei a sentir até a sua leseira de urso hibernando. É bom hibernar de vez em  quando, né “mêmo”?
Só não pode acostumar.
           O  Luis Carlos Sangion (Binho), lembra-se dele¿ foi companheiro de trabalho nosso na Regisspuma. Poi é,  ele que dizia que você era “nrga salseira”, lembra¿
Pois é Mulata, você continua “embaçando” na dos outros, heim¿ Brigou com a “Índia”   por minha causa; nem precisava , mulher, a minha irmã, é pirada mesmo e mais desligada que eu. Se é que isso é possível.
Quando  eu cheguei na casa dela, no ano Novo, eu a abracei e lhe disse ao ouvido:
_“Não me escreveu nem um carta, né, sua “cadelinha”¿ E a resposta: (“engrossando a voz”) _ “Não sou de escrever, “Bico”! Ela me chama assim desde de piá. Depois não sabia o que fazer para me agradar. Mulatinha, ela tem uma dificuldade enorme para demonstrar sentimentos, é igualzinha ao meu pai: Não gosta de beijinhos, de abraços, de “pega-pega”, de “rela-rela”, sabe como¿ 
A “Dine” também é assim. Odeia. Ou é medo de sentir tesão (rs,rs).
Então, ambas demonstram afeição, carinho, etc, dando presentes. Daí o “sem saber” o que  fazer oara me agradar.
      Passei na casa do Marcos antes de ir prá lá e foi a mesma coisa: dinheiro (não me deixou enfiar a mão no bolso pra pagar nada, pode¿) , presentes, piadas, músicas, um “mostrar” novidades prá mim, como dois piás que trocam gibis e figurinhas (rs,rs.) É o jeito dele dizer: “Eu te amo”. Eu entendi e nem cobrei o “abandono” a que ele me relegou. É bicho-preguiça cpomo a “Índia”. Eu os amo assim mesmo.
         A única diferença que existe entre eles, é que o “Marcos” é carinhoso e gosta de agrads (sempre foi carente) _ que “dei” eu. (rs).
          Eu fiquei meio magoado com eles, sim,querida amiga, mas é que, no “fechado”, o !clima” é sempre de tensão e isso desarvora os nervos da gente, fazendo-nos entrar em “deprê” fácil, fácil. Ninguém, que nunca tenha passado pos um sistema penitenciário, nem de longe, sonsegue imaginar (sequer) o que é viver enbaiolado 24h.X 48h, (como dizem aqui) vendo só concreto, grade e cara feia. Eu pensava: “pô, estou preso e eles não me escrevem nem prá saber se estou vivo ou morto” _ (o que, dentro da cadeia, é fácil acontecer) _ e me dava uma raiva.
 Depois lembrei-me de uma carta, que Marcos me escreveu, certa vez, escrita Á máquina, que me soou mais fria que bunda de pinguim e pensei: 
Quem escreve à máquina é porque está com preguiça de pegar numa caneta. E esqueci o assunto. 

Reclamei com voce, mais como um desabafo do que realmente, achar, sentir  falta de qulquer um deles, entendeu? 
Embora, como todo mundo , eu seja uma pessoa carente, eu não alimento esse lado mendigo da minha personalidade. 

Daí a aparente frieza de “barriga de foca!. Tendeu bichinho¿
         Mas, antes de tudo, quero agradecer sua “embaçada”, porque, acho, fez  ela pensar um pouco. Obrigado por se preocupar comigo. Você é um dos meus “anjos- da- guarda”.
 Obrigado mesmo querida.
           Obrigado, também, pela poesia . ´´E linda. Segue no final, uma de Mario Quintana, “O Quéra”.
            Aqui tem orelhões (dois), mas a gente depende de cartões telefônicos ou ligar a cobrar. 

Fiquei com saudades de ouvir a voz do meu “Tambor” e liguei a cobrar (para pagar em maio, quando eu for para aí) e nada. 

Liguei para a “Índia” e pedi para ela ligar e ver o que estava acontecendo e ela me diz que a filhota estava com dengue, é isso¿ Fiquei preocupado. Ok¿
         
      

Sabe o que é esse desenho aí acima¿ É a Celina.
Celina (é o nome mais parecido com “colina”)    é o nome que eu dei a montanha que a gente vê do campo de futebol. 

Eu desenho super mal, mas fiz o desenho só para que você compreenda: A linha do horizonte (que eu acentuei com a caneta) é o contorno da montanha, que parece uma moça gigantesca tomando sol na praia. A parte de baixo (em bolinhas) eu (e todos) completamos com a imaginação. 
Eu a namoro e dou bom dia todos os dias. (Um dia em que eu não saí andar, um companheiro me disse que a “Celina” perguntou por mim, e porque eu não a visitei).

 Essas coisas, são comuns na prisão: deixar fluir a imaginação. Isso ocupa a mente e, ao contrário do que se possa pensar, não deixa a gente “chupar”. 

Meu amigo deu o recado e caímos, ambos, na gargalhada. Entendeu¿
A linha do horizonte que delineia a montanha é perfeita nas proporções, eu é que desenho mal. 

A Natureza é perfeita, eu não. A imaginação delineando o resto é comum a todo, ponto que o desenho da linha do horizonte  e induz a isso. 
Não é sacanagem de preso que está em jejum sexual, não, menina, é que o barato é perfeito mesmo e não tem como a mente não trabalhar em outro sentido que não esse. 
Está mais para “arte” da natureza do que “loucura” de preso. 

Segue em anexo , um outro desenho, que  está mais parecido com ela. 



O desenho, aí de cima, eu errei. O outro está mais de acordo com a realidade.  

O outro lado do desenho, em anexo, está uma oração que me foi dada por um amigo (companheiro) de cela. É de autoria dele mesmo. 
                    

Veja que belas palavras. Essa oração é de quando se levanta , de manhã.
A outra , da noite é também muito bonita. Se quiser eu mando.
Ambas as orações foram feitas por ele. Esse rapaz é aquele que eu contei, o estudante de engenharia de outra carta. 
Lembra-se¿(...) e por falar em aposentadoria, é mesmo, hein Mulata, quem diria que chegaríamos em 2010. 
Voce também é de 1954, como eu. Você, até se compreende, mas eu¿ Com todas as loucuras que fiz é até milagre eu estar vivo , né “mêmo¿
        Mas vamos que vamos. Fico por aqui, aguardando sua resposta.
         Que Deus abençoe e ilumine voce e toda a sua família.
Lembranças ao sr. “A.”, que Deus o abençoe.
      Seu, sempre, amigo,

                                          
                                                07/-4/10
                                                   “ MONGA” .‘
‘                                                                       ESCREVA!

     
                                   




Porque a História, a Vida de um homem, não pode terminar na escuridão fria de um túmulo.