sábado, 8 de março de 2014

Arouca e Tinga,vítimas do Racismo -

                                                  


AROUCA, MAIS UMA VÍTIMA DO RACISMO

Nota Oficial do Jogador:

“Na saída do jogo desta quinta-feira, contra o Mogi Mirim, fui alvo de insultos racistas de um torcedor do time adversário. É lamentável e inaceitável que ainda haja espaço para esse tipo de coisa hoje em dia. Isso só mostra que o ser humano ainda tem muito a evoluir e a crescer, que não estamos nem perto de um mundo que viva a harmonia entre as pessoas e todas as suas diferenças.

Tenho muito orgulho das minhas origens africanas, que foi o que o sujeito tentou usar para me ofender, dizendo que eu deveria procurar alguma seleção de lá para jogar. Dando a entender que um negro igual a mim não serve para defender a seleção brasileira. Como se algumas das páginas mais bonitas da história da nossa seleção não tivessem sido escritas por jogadores como Leônidas, Romário e pelo Rei Pelé, também negros. Não ouvi os gritos de 'macaco' que alguns repórteres disseram ouvir, mas, caso tenha realmente acontecido, é ainda mais triste.Eu sei muito bem de onde venho e de toda a minha luta para chegar aonde cheguei. Por isso, sentir na pele o que aconteceu comigo hoje - logo depois do que fizeram com o Tinga outro dia e também do caso do juiz no Rio Grande do Sul - me deixa muito decepcionado. Acabou com a alegria pela boa atuação do nosso time, pelo belo gol que fiz, ou seja, pelo que deveria ser a essência do esporte.
O futebol é um espelho da nossa realidade, e isso não se resume apenas a xingamentos racistas. Continuam matando e morrendo por torcerem por um time diferente do outro. Espero, sinceramente, que casos como esse sejam severamente punidos, pois, enquanto isso não acontecer, nada vai mudar. A impunidade e a conivência das autoridades com as pessoas que fazem esse tipo de coisa são tão graves quanto os próprios atos em si. Somente discursos e promessas não resolvem a falta de educação e de humanidade de alguns.”

_Sei não. Mas penso que no dia em que Arouca inverter esse jogo idiota, Ignorando, acaba a bobagem desses  imbecis. Sabe como? Ele NÃO É MACACO! Então não tem motivo pra se irritar. Não É DELE QUE ESTÃO FALANDO. Ensinei essa técnica de reagir não dando a mínima  para o provocador aos meus filhos, e o resultado foi que os agressores  ficaram no vácuo da própria provocação, desistindo do intento. Que se danem, Não "sou o que dizem", e mostre a que veio jogando melhor ainda!

Não tem porque nos incomodar em sermos molestados pela nossa etnia por esse tipo de gente, porque nossa etnia lhes causam desconforto tão profundo que os fazem emergir seu lado criança que agride para se sentirem mais poderosos, melhores e maiores que de fato são.(Me lembra as crianças quando despeitados dizem para seu coleguinha _"Sua mãe é ''fêeeiá, a minha é 'boniiitá!', Meu pai é mais forte que o 'sêeeu'!
 _ Devemos aprender a sentir é orgulho disso, e não ficarmos melindrados. Não é na cor  de nossa epiderme que mostramos a que viemos, mas sim pelo nosso caráter, pelas nossas ações, nossa maturidade emocional. 
Se irritar, se melindrar,se sentir ofendido, só faz o agressor achar que acertou na atitude infeliz e imbecil demonstração explícita de racismo, de clara inferioridade moral. Não vamos deixar de sermos quem somos, e nem mai nem menos do que somos. Somos Negros sim, e  com todas as belas nuances que a natureza genealógicas nos presenteou. E somos  como belos! Tanto que a maioria absoluta buscam  desesperadamente torrando ao sol  inclemente, correndo o risco de adquirir câncer de pele, tentar chegar ao mais próximo possível a um dos nossos  tão invejáveis  tons. E nem com caríssimas máquinas 'brozeadoras' conseguem; e  no máximo conseguem  ficar parecendo  é  que caíram numa poça de argila, ou ainda  entrar numa sala cirúrgica, pra colocar enchimentos para conseguirem volumes corpóreos que as mulheres negras já trazem de fábrica e não necessita jamais fazer "riccool". 
                       

                                     O procedimento começa com a aplicação de esfoliantes, para remover as células mortas da pele. Em seguida, uma argila rica em sulfato de magnésio é passada pelo corpo. O corpo fica envolvido     
Porque tanto sofrimento afinal, quando publicamente  nos agridem; nós que nascemos originais, tão perfeitos que causam inveja mortal nestes?  
O mais provável nesses caso, é que esses agressores,  mordem os cotovelos de inveja do sucesso desses belos negros com as mulheres brancas, belíssimas morenas  ou loiras. (Sabe a velha e sábia frase dos antigos: "Quem desdenha quer comprar"?)_ Ou seja: Essas atitudes, expressam seus fracassos com o nipe feminino. E isso fica bem claro nas palavras de Tinga, quando diz: "Que é verbalmente agredido quando sai à rua com sua esposa".
                                               

Tinga, jogador do Cruzeiro que sofreu preconceito, faz sucesso no Baile do Copa                                       


Arouca e a esposa  Lailane


Nenhum comentário: