quinta-feira, 8 de maio de 2014

Alongamento e atividade física





ALONGAMENTO E ATIVIDADE FÍSICA

by DiabeTV Brasil
                                    

Muitas vezes ouvimos falar que o alongamento é um componente importante para qualquer rotina de atividade física. No entanto, pesquisas a este respeito têm encontrado resultados distintos, sem consenso definitivo sobre os benefícios reais desta atividade. Ainda assim, se feito corretamente, o alongamento não tem efeitos colaterais negativos e, talvez, possa até contribuir para um melhor aproveitamento de seus exercícios.
Embora os especialistas discordem sobre a necessidade de fazer um alongamento antes do da atividade física intensa, ainda existem alguns benefícios potenciais que esta prática pode proporcionar. Para começar, o alongamento melhora a circulação no corpo, permitindo uma recuperação mais rápida das lesões, já que ajuda a remover os resíduos gerados pelo tecido muscular durante o processo de cura. Sabe-se também que é ótimo para aliviar o stress através da remoção da tensão que se acumula no corpo, o que é crucial tanto para o nosso bem-estar mental quanto físico. O Alongamento melhora nossa amplitude de movimento, coordenação e flexibilidade, o que significa que estaremos menos propensos a lesões quando praticarmos a atividade física. Além disso, pode ajudar a melhorar a postura de uma pessoa, o que é fundamental para evitar dores, especialmente nas costas.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o objetivo do alongamento não é aquecimento. Tentar fazê-lo enquanto os músculos ainda estão frio e rígidos, só aumentará a chance de lesões. Em vez disso, devemos começar os treinos com algum tipo de atividade aeróbica (caminhada, por exemplo) por cerca de 10-15 minutos antes de fazer o alongamento. Dependendo do exercício, a pessoa deve alongar grupos musculares específicos antes de submetê-los em atividades mais rigorosas. Por exemplo, quem planeja praticar uma atividade de corrida, deve dedicar-se ao alongamento das pernas antes. Mas, independentemente do músculo que você decida trabalhar, no geral, deve-se tentar segurar a posição de alongamento desejada por aproximadamente 30 segundos. Ao alongar-se, tenha cuidado para não forçar demais, pois pode acabar levando à micro rupturas e cicatrizes no músculo. Finalmente, quando estiver se alongando, lembre-se de respirar, e se você sentir qualquer dor, pare imediatamente ou relaxe a sua posição.

3 comentários:

Jussara Silva disse...

Oi Eunice. Tudo bem?
E ainda traz benefícios para o corpo. Minha fisioterapeuta recomendou para dores na coluna.
Boa noite bom final de semana.
Bjos.

Jussara Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mamuska Fomm disse...

Isso mesmo Jussara! Ne, sei onde eu estaria não fosse ter ouvido as recomendações de meus médicos!

Feliz dia das mães linda!