quinta-feira, 14 de junho de 2012

Palavras que Eu Não Conhecia


Vocaulário Stan-Up




Frequentemente deparamos com palavras ou expressões que nos são desconhecidas, o que nos deixa sem compreender em profundidade aquilo que se está escutando ou lendo.
Então decidi colecionar estas palavras e  registrá-las aqui, pra que mais alguém possa aproveitar e conhecer novas palavras ou expressões.


Nos últimos anos grandes mudanças foram incorporadas em nosso idioma, deixando que os mais novos recriem  uma linguagem atual, mas não podemos deixar se perder porque um idioma perdido acompanha sempre uma civilização sepultada no passado.


Bom, hoje ao ler o Diário Oficial de minha cidade, esta palavrinha saltou-me aos olhos. 
Busquei o seu significado e  trouxe para nós. 
Caso alguém saiba  algo mais a respeito, está  aberto o espaço para somar.

A palavra é:
                                      _R_


REPRISTINAR = significa repor em vigor uma lei revogada. Daí que uma lei repristinatória é aquela que expressamente declara repor em vigor uma lei, que havia sido revogada por outra, que a lei repristinatória, por seu turno, revogou. 
Repristinação – renascimento de uma lei revogada com a revogação ou caducidade da lei que a revogara (cit. in Dicionário Jurídico, Ana Prata, 3.ª Ed. Almedina, Coimbra, 1992). Porém este efeito só se verifica se for expressamente previsto por uma disposição repristinatória, pois que, em princípio, «a revogação da lei revogatória não importa o renascimento da lei que esta revogara» (vide, n.º 4 do art.º 7.º do Código Civil “Cessação da vigência da lei”), mas nada obsta a que tenha esse efeito, se for essa a manifesta intenção do legislador, como é o caso do Decreto-Lei n.º 38/2003, de 8 de Março, que repristinou várias regras revogadas, as ali citadas. 


P.S. - Já depois desta resposta, encontrei nos dicionários Houaisss e Michaellis o registo de repristinação («ato ou efeito de repristinar; restauração funcional ao estado primitivo; restabelecimento de uma condição anterior; restauração do aspecto ou forma primitiva , extirpando o que lhe havia sido eventualmente acrescentado»); de repristanar («reconstituir o aspecto ou forma primitiva, extirpando o que lhe foi eventualmente acrescentado; trazer de volta ao uso ou ao vigor; revalidar; restaurar»); e de repristinatório («que reconstitui o aspecto o aspecto ou forma primitiva, extirpando o que lhe foi eventualmente acrescentado; que traz de volta ao uso ou ao vigor»).


( CONTRIBUIÇÃO DE Ana Campelos :: 29/04/2003)


4 comentários:

Paty De Rosa disse...

Oi Eunice! Gostei demais do seu blog, me identifiquei bastante com tudo!!! Um beijo!
Estou te seguindo e obrigada pela visita!!!
Paty De Rosa

http://coisinhasdapatyderosa.blogspot.com.br/

Lucí Lira disse...

Olá Eunice!! Seu blog é super interessante!!! Gostei muito !!!ja estou te seguindo amiga e muito obrigada pela sua visitinha. Pode ter certeza que loguinho te visito novamente rsrsrrs Beijos !!!

Paty De Rosa disse...

EUNICE TEM BRINCADEIRA PRA VC PARTICIPAR LÁ NO BLOG!

http://coisinhasdapatyderosa.blogspot.com.br/2012/06/brincadeira-do-tag.html

BJS!

RESTAURAÇÕES E ARTESANATOS disse...

olá querida!!!passando para uma visita e gostaria de convidá-la a conhecer o meu trabalho!!!deixo aqui o meu convite!!muito lindo seu blog!!!
beijosss!!!
Silvana.