segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Praça' da' Dom Pedro Está Viva




Certas coisas despertam-nos a lembrança de outras que já não 
Imagem Ilustrativa retidada da Internet


existem mais, e nem voltam. Mas nos levam de volta no tempo, e nos faz sentir novamente os sons, cores e aromas do passado.Suspiramos com saudades! Escrever sobre isso, é a certeza de que nossos descendentes poderão conhecer um pouquinho do que pudemos experimentar na nossa juventude.Era um tempo de  sonhos coloridos .
Na minha adolescencia, quando vinha de férias a Ribeirão, (inda mora no triangulo mineiro), costumava freguentar a praça da dom Pedro, (nome da então avenida ), com minha irmã mais velha.. Havia um fenomeno interessante: 
Havia o coreto, e a fonte luminosa, quem se lembra das fontes luminosas que jorravam águas dançantes e coloridas, que aguçava a imaginação da meninada?
Nossa fonte era semelhante a esta cuja imagem foi encontrada na internet


Eu estava ainda nesta fase, e pouco ou nada me preocupava com a questão da paquera, mas tinha que acompanhar a mana, que já estava nesta fase;  neste ponto da praça, as moças vestidas nos seus  melhores estilos, a exemplo do que fazem hoje para irem aos shoppings ficavam na parte mais proxima da fonte e circulavam a pretexto de verem as águas coloridas e  dançantes; cada uma  levava ou um irmãozinho pela mão ou uma amiga, agarrada ao braço com quem cochichavam e riam coquetes. Enquanto aos rapazes, também trajando suas melhores roupas, estes ficavam uma especie de fila circular pelo lado externo, e a pretexto de olharem as águas, faziam as sua ‘pescaria’ romantica. Um simples olhar, podia alimentar suspiros por vários dias. Os mais ousados  faziam galanteios que encantavam as moçoilas, e conseguiam contatos imediatos, quando então convidava a moça para sair da roda e sentar com o jovem num dos disputados bancos para conversarem, dando inicio a muitos namoros e quiçá casamentos.
Algodão -doce

O dia da semana eram a quarta-feira, não me perguntem porquê, não saberia responder; agora  o horário era impreterivelmente até as nove hora (21), pois nenhuma moça de respeito ficava na rua após isso.
Imagem retirada da Internet

Pelo meio da praça e nas bordas, ficavam os ambulantes com suas saborosas guloseimas, em seus fascinantes carrinhos de pipocas, quebra-queixo, cocadas brancas e queimadas, amendoins torradinhos, pirulitos e balas. 

Nas noites quentes ( e como eram quentes!), os sorveteiros fazia a festa da garotada, e não poço deixar de citar o vendedor de algodão-doce e da maçã do amor. 
Quebra Queixo doce feito com côco
Havia ainda o realejo com sua musiquinha inconfundível.Mas o comum era uma banda que tocava sobre o coreto.

Tudo isto ficou no passado, na memória dos sobreviventes daquele tempo.

O Pipoqueiro
 Hoje a nossa praça continua recebendo a comunidade, passando por diversas fases incluindo o abandono quase total e a tomada pelos malfeitores, deixando o espaço como uma região perigosa que amedronta e expulsa as famílias.
Porém com alegria, temos visto esta situação se modificar, com a retomada pelo espaço das famílias, ainda um pouco tímida é verdade, porém a meninada tem apróveitado o espaço de lazer com sua  alegria;E com o projeto da Prefeita DarcyVera em instalar as Acadaemias ao Ar Livre nas praças, poddemos assistir e participar de uma nova era de nossas praças. É com muito prazer que  vejo a praça “da Dom pedro” tomada pela petizada e alguns adultos aproveitando o que lhe foram oferecidos.

A Praça está viva, foi a população quem mudou e a deixou abandonada, tomaram que a cada dia mais  e mais moradores desligue seus televisores, pega na mão de seus filhos, netos, sobrinhos, e vá para a praça respirar ao ar livre, relaxar, curtir, expulsando de vez os agentes das sombras que habitaram o espaço neste período de ostracismo.
Parabéns a Administradora de nossa cidade pela sua coragem e empenho em tornar a nossa cidade em um lugar cada vez melhor de se viver! 


Um comentário:

pontinhosdatati disse...

Olá querida passando para conhecer as Bus , sou Bu 2043 e ja estou te seguindo e te convido caso ainda não conheça meu blog para dar uma passadinha lá bjinhos, aguardo sua visita...