terça-feira, 5 de junho de 2012

Rio + 20, o que é isto?










O BRASIL, neste mes de junho, será a sede da conferencia da ONU, que reunirá líderes do mundo inteiro, para discutir formas que possam transformar o PLANETA TERRA num lugar melhor habitável. A esse evento, chamou-se RIO + 20.
Este evento terá lugar no Rio de janeiro, 20 anos depois da Eco92, que foi marcada pela apresentação de uma menina que com apenas 12 anos chamou a atenção do mundo.Savan Suzuki tornou-se conhecida no mundo inteiro com o seu discurso , para os mais importantes líderes do planeta."Diante de uma perplexa platéia de políticos, ela despejou uma verdadeira descompostura em um discurso aberto, direto e sem rodeios que atacava sem dó a burocracia que dificulta a tomada de ações concretas em relação ao meio-ambiente. Destaque parte em que ela diz:" Passou a ser chamada de " A menina que Calou o Mundo"; vale a pena conferir.




Em 2012, o Brasil será sede de uma importante conferência da ONU - Organização das Nações Unidas*: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20*. 
Mas, o que acontecerá durante esse evento? 
O que ele representa para o nosso futuro? 
Na Rio + 20,, que reunirá 193 Estados atravez de seus representantes, e que fazem parte da ONU,e representantes de diversos setores da Organização, para discutir como transformar o nosso planeta em um lugar  melhor para si viver, hoje e no futuro.
Esta é uma grande responsabilidade. O idealizador dessa Conferencia  foi o ex-presidente Lula, que fez a proposta pa a ONU, em 2007.
E recebeu este título, porque exatamente nesta data completarão 20 anos da outra conferencia com objetivos semelhantes que  ocorreu em 1992, a Eco92, e que também aconteceu no Rio de janeiro.A ideia na Eco92 era desenvolver meios  que possibilitasse o equilibrio entre o desenvolvimento sustentável e o respeito ao Meio Ambiente.
Parece que foi ontem, não é mesmo?
Desse encontro, algumas resoluções  nasceram na forma de documentos importantes, como a Carta da Terra,aAgenda 21, as Convenções da Diversidade Biológica e do Clima. Mas também consagrou a pequena menina canadense Severn Suzuki, que fundou  o movimento Eco Organização Ambiental das Criansças, e juntamente com mais tres amigos,  juntou dinheiro para  bancar a viagem ap Brasil, na época, para falar para os dirigentes do planeta, o seu emocionante discurso, que celou o mundo, cobrnado dos adultos Mais Respeito pelo Mundo.


Agora é a hora de apresentarem  o balanço do que já foi realizado, e discutir novas  ideias, para a proxima etapa; tentarão juntos encontrar caminhos para  corrigir os estragos  que  fizemos no planeta, sem que isso  interfira no processo evolutivo. Mas,  encontrar alternativas que diminua o impacto da ação humano no planeta Terra, não é  assunto ou responsabilidade apenas das autoridades governamentais, mas também e principalmente nossa; digo de cada um de nós individualmente e de todos em conjunto.


Creio que todos nós ja estamos cientes da lista de pequenas ações diárias e permanentes de cuidados que podemos e devemos observar para contribui com o nosso Planeta, Nossa 
Casa Planetária. Pois _recordando o escritor JPN,_" A destruição do Planeta é a destruição da Raça Humana!" _ Exatamente por causa disto, a Rio + 20, sediará ao mesmo tempo a Cúpula dos Povos. Neste evento terá lugar, palestras, debates, e diferentes atividades sobre os temas da Conferencia da ONU, porém promovidos  por grupos da sociedade civil, Ongs, empr´sários, etc.






Com o objetivo de que todos os  setores da sociedade, possam discutir num mesmo momento, formas  de transformar o nosso planeta num lugar onde se possa  sobrevir. Unidos, antenados, de alguma forma, todos poderão interligar-se no que acontecerá nestes debates, estabelecendo ou reafirmando propósitos que poderão ajudar a contribuir com o nosso Planeta. Na verdade, penso eu que se não ouver uma conscientização em massa, nenhuma conferencia mundial terá resultado bastante eficazes para solucinar os problemas que construimos ao longo das civilizações terrenas.




As diversas camapnhas  já propostas, e veiculadas, podem ser agora repetidas, para nos inspirar: 
_A forma como usamos a água na nossa higiene, como tembo de banho,tempo de torneira aberta ao escovar os dentes;)
_O cuidado na separação do lixo,a observancia dos produtos que podem e devem ser reciclados, para poupar a terra de se transforma num enorme lixão.
_Os cuidados nas escolhas dos meios de transportes;
_ O uso indevido das formas de energias finitas, como a eletrica. 






 O hábito de reduzir os consumos desnecessários desses recursos, são forma idispensáveis na formação de novas consciencias ambiental. 
Todo podem e devem contribuir de forma  natural e voluntária.
Pensar e adotar novos hábitos farão toda a diferença para o futuro de nosso planeta, e da vida humana. 
Uma frase de real importancia deve ecoar em nossa consciencia diariamente:_"Quem tipo de Planeta vamos deixar para nossos filhos?"
Vamos nos unir como aliados nessa  grande batalha de  Recuperação da Nossa Casa Planetária. O Planeta pede Socorro!, Unamo-nos e compartilhemos com cada um de nossos amigos, filhos, professores, gurpos comunitários, enfim, 
vamos nos dar as Mãos em benefício dessa grande causa: Salvar a Terra! 


Inspiremos-nos na garota canadesse, reveja o video e inspire-se: "_*Você sabia que hoje, quase vinte anos depois da Eco92, três dos quatro fundadores do movimento Eco, que juntaram dinheiro para Suzuki discursar na Conferência, continuam engajados em questões sociais e ambientais? Suzuki é ativista da fundação David Suzuki, criada pelo seu pai, e dá palestras no mundo inteiro sobre sustentabilidade. Morgan Geisler é integrante do Greenpeace e Michelle Quigg é advogada e trabalha na área de imigração, refúgio e justiça social. Legal, né? "


Leia outros tópicos referentes, Abra sua mente, recilce suas ideias, façam a sua parte, Façamos a DIFERENÇA! É o minimo que podemos fazer pelo fantástico presente que o Criador nos legou. Um Planeta maravilhoso, perfeito, inteirinho para nós!


Confira também: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/esperar-rio-20-618719.shtml

3 comentários:

Anjos disse...

Olá! Vim retribuir sua visita, obrigada pelo carinho!
já estou te seguindo.
bjs

Unknown disse...

Olá Eunice vim retribuir sua visita Já fiquei por aqui beijos Deus abençoe

Luciana Souza disse...

Olá amada. Faço parte das BUS identificação 26 passei para conhecer e seguir o teu blog. Lindos seus trabalhos, que Deus te abençoe sempre.
Espero a tua visita no meu cantinho. Beijos fique com Deus
Luciana
http://trabalhosemevadalu.blogspot.com.br