sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vinagre Natural de Maçã- Faça você mesma!

VINAGRE DE MAÇÃ




VINAGRE Natural

O vinagre é um produto muito utilizado na culinária, principalmente para temperar saladas. Porém, o vinagre de sidra, também conhecido por vinagre de maçã, é diferente. É principalmente reconhecido por ser uma fonte de saúde e vitalidade a vários níveis.
Aprende a fazer vinagre natural e a aromatizá-lo.São cada vez mais as pessoas que recorrem ao vinagre de maçã pelos seus efeitos comprovados em situações de perda de peso, regulação do metabolismo e dificuldades de digestão. Também a sua capacidade de fluidificar o sangue lhe confere uma utilidade adicional no combate a problemas relacionados com perturbações de circulação sanguínea, colesterol e hipertensão.

Receita de vinagre de cidra caseiro:
1. Escolhe maçãs não muito maduras e corta-as em pedaços.
2. Espreme-as até obteres sumo que deverás verter para um jarro de vidro.
3. Tapa o jarro com uma luva cirúrgica. Abra bem a luva e coloca-a sobre a boca do jarro. Com o tempo, esta encher-se-á à medida que o gás carbônico for sendo libertado.
4. Ao fim de algumas semanas, seis, no máximo, retira a luva e transfere o líquido, já transformado em cidra, para outro recipiente de vidro com a boca mais larga e cobre com um pano branco bem limpo.
5. Deixa-o em repouso. Ao fim de 1 ou 2 meses podes usar o vinagre.

Vinagre "instantâneo":
Quando ficares sem vinagre e não tiveres tempo para ir comprar podes fazê-lo em poucos minutos. Só precisas de ter vinho em casa. O segredo está em colocares o vinho a ferver em lume bem forte e fica pronto a ser usado.
A qualidade desse vinagre "instantâneo" vai depender da qualidade do vinho que usaste. Se achares que está demasiado ácido, adiciona uma pitada de açúcar para cortar a acidez.
Se desejares, podes perfumá-lo com uma mistura de ervas aromáticas e deixar durante algumas horas dentro do vinagre; depois, côa e mantém o vinagre num recipiente bem tapado e à temperatura ambiente.

Para aromatizar o vinagre:
1. Limpa e lava bem um ou dois ramos de orégano fresco.
2. Secar com um pano e deixar ao ar livre até que toda a umidade desapareça.
3. Esteriliza uma garrafa ou frasco e, depois de bem seco, coloca os ramos de orégãos.
4. Derrama para o recipiente escolhido cerca de 480ml de vinagre de vinho branco ou de maçã, de forma a cobrir a erva completamente.
5. Fecha bem com uma rolha e deixa repousar durante 15 dias, agitando diariamente.
Usando o mesmo procedimento podes personalizar o vinagre com outros aromas mais do teu gosto. Por exemplo, cravinho, cominho, noz-moscada, coentros, entre outros.

2 comentários:

Rita Candeu disse...

Oi cumadi

como está lindo esse blog!!!!!

estava eu pesquisando sobre Vinagre de Maça
e topei com seu blog na relação do Google - e logo na 1° página!

não resisti e vim até aqui xeretar
e fazer uma visita...
está muito lindo mesmo!!!

bjssssssssssssssss

Eunice disse...

Oba! Receber a visita da querida mestra é sempre uma honra!

Brigadin querida!
Bjsssssssssssssssssssssssss!