terça-feira, 5 de março de 2013

Páscoa e Crianças com Diabetes

              
                               Páscoa e Crianças Com Diabetes
                                    (Achado na Net)


Crianças com diabetes: 
como controlar a alimentação dos pequenos durante a Páscoa?


Durante a Páscoa, a ansiedade das crianças portadoras de diabetes e a preocupação dos pais aumentam. Tudo isso por conta do chocolate, a guloseima que está em todos os lugares nessa época do ano, mas que não está liberada para quem sofre desse problema.

A diabetes tipo 1 é o tipo mais comum da doença entre crianças e adolescentes. O problema é causado por uma falha no sistema de defesa do organismo, que destrói as células do pâncreas que produzem insulina, o hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue. Por isso, as crianças portadoras do problema precisam tomar doses constantes de insulina e controlar a alimentação.

Para esse público infantil, que já possui uma dieta restrita, resistir aos apelos dos comerciais e dos amiguinhos com seus ovos de chocolate nesta época de Páscoa pode ser muito difícil. Nestes casos, a endocrinologista Christiane Kércia Sousa, da Med Imagem, defende que os pais liberem o consumo do chocolate, mas de forma controlada.

“A mídia aborda muito fortemente o tema da Páscoa. É muito difícil fugir dos apelos ao consumo do chocolate. Por isso, os pais, durante esse período, não devem proibir por proibir o consumo dos ovos pela criança com diabetes”, explica a endocrinologista. Para a médica, a proibição absoluta pode estimular os pequenos a consumirem chocolate escondido e de forma exagerada.

O melhor, portanto, seria conversar com a criança e determinar um limite para o consumo da guloseima. “O chocolate deve ser enquadrado no plano alimentar individual da criança, elaborado pelo endocrinologista. Desta forma, seguindo a contagem de carboidratos, a criança poderá consumir o alimento”, destaca Christiane Kércia. O médico especialista poderá estabelecer, de acordo com cada caso, qual a quantidade de chocolate que aquela criança poderá consumir.

A médica da Med Imagem ressalta a importância de os pais analisarem a quantidade de carboidratos presentes nos ovos de Páscoa, para que não ocorra uma fuga do que está estabelecido na dieta do pequeno. Essa preocupação deve existir porque o carboidrato é um nutriente que afeta a glicemia e pode ser, rapidamente, convertido em glicose.
Nem mesmo os ovos de chocolate diets escapam da contagem de carboidratos. “Esses chocolates diets não possuem açúcar, mas os carboidratos estão lá, presentes, e os pais precisam ficar atentos”, destaca Christiane Kércia.

No caso das crianças portadoras de diabetes tipo 2, em que existe a produção de insulina, mas esta não é suficiente para controlar os níveis de açúcar, o chocolate também pode ser consumido. Mas tudo com muita moderação, já que esse tipo de diabetes está bastante relacionado com a obesidade e a alimentação inadequada.
Depois de todos esses cuidados, pais e filhos podem curtir a Páscoa, o feriado e o chocolate.
Clarissa Poty
19.03.2008



                                       

Nenhum comentário: