terça-feira, 22 de março de 2016

Como pensa e sente a gente simples do Brasil quanto ao momento político



   


 Dona Conceição faz parte uma família, composta por  duas irmãs e um  irmão todos  idosos, suas idade estão entre 80 a 86 anos ,  amigos meus. Trata-se de uma gente  bem humilde oriundos de área agrícola que foram beneficiados pelo programa minha casa minha vida em nossa cidade. Vivem de uma pensão pois uma delas é viúva. Passam boa parte do dia vendo tevê, e como seu aparelho é muito antigo, daqueles com botões, onde o botão de mudar de canais, já não funciona mais, obrigando-os a verem somente a rede globo.
Em visita a eles nesta semana, conversa vai, conversa vem, fui surpreendida pelo assunto do momento. E a surpresa fica por conta da lucidez e propriedade com que tratam da coisa toda, numa simplicidade e coerência encantadora até.
Me diz dona Conceição,  a matriarca do alto de seus 86 anos: _”Dá uma aflição muito grande, ver o que estão fazendo com o Brasil, com a presidente Dilma , e com o Lula! Eu jamais imaginaria que  os  políticos    eleitos pelo próprio povo, seriam capazes de tanta malvadeza com um homem tão bom, que ajudou tantas pessoas a se sentirem gente com dignidade!  Porque todos eles nas campanhas falavam  que iria melhorar a vida do povo! Falaram uma coisa e depois fazem outra bem ao contrário!
 Todos os dias quando assistimos os jornais, dá até uma ‘’dor no peito’’ de imaginar  que maldade nova fizeram com ele (LULA),e com a Dilma! Tem dia que  precisamos desligar a televisão, pra não ter ‘’uma coisa’’ no coração de tanta aflição que dá de ouvir os repórteres falar e mostrar, mostrar, e falar; parece que nada mais tem de bom acontecendo no Brasil!  
_‘’A gente fica se sentindo acuada, perdida, desnorteada, sem rumo  até’’ ­_‘’ Parece que quem prometeu olhar por nós, pelos pobres todos estavam  fazendo algo ruim, e errado, porque uma parte do povo se revolta com o pouco que a gente ganhou como direito, depois de tantos anos de esquecidos, nos cantos do mundo!’ A gente sente que essa parte que quer condenar o sr. Lula,’ estava mentindo , e vive rindo, abusando da nossa boa fé! E Isso é muito triste! Muito doloroso!’’
‘’Acho que o povo brasileiro, os pobres, já sofreram tanto, tanto, que quando o Lula entrou  no governo e começou a fazer as coisas que ele fez, olhar pelo povo pobre, sofrido e desprezados pelos ricos; eu pensava que era um sonho; porque não acreditava que um dia isso fosse possível de acontecer! Depois, quando a dona Dilma  ganhou as eleições e continuou a fazer o que o sr. Lula tinha começado, pensei comigo: ‘Agora o Brasil vai ser o melhor lugar do mundo!’
 Porque antes disso, a gente até dizia que ser  pobre era um castigo de Deus,  era nosso destino; Sabe aquela passagem da bíblia que diz que deus castigaria nos filhos os pecados de sues pais, até a 4ª geração?   Então a gente se conformava e continuava na luta. E uma vez ouvi o padre Marcelo fazer uma novena, para que as pessoas pudessem pedir perdão por esses pecados; Lembra  disso?   ‘’
Ao que respondi por minha vez: _ E também perdoar os pecados dos seus ancestrais;  Lembro sim; acompanhei a novena pelo rádio!
Agora é a vez da dona  Ana  dar sua opinião: _ ‘’Minha mãe dizia pra gente sempre ser honesta, trabalhar direitinho, não ter preguiça, nem fazer coisa errada,  ajudar os outros, dividir o nosso pão, e não ambicionar o que não estava ao nosso alcance!  A gente devia ser conformado  com a vida que Deus nos deu!’’
Calado até então, o irmão  sr.  Claudio fala:  _‘’ A gente tem pouca leitura, e não consegue  muito bem entender tudo o que os jornais falam, mas a gente sente  no fundo de nossa alma, do nosso coração  que não é coisa boa! Que estão aprontando  e feio com a Dilma, com o Lula. E que estão fazendo o que estão fazendo de pura maldade e ambição, porque não querem que eles (Dilma,Lula,PT), continue a consertar o Brasil, acabando com  a corrupção; não querem deixar a boa vida que tinham ‘mamando’ feito  Jiboia que rouba a teta do bezerro, enquanto suga o leite da vaca, e enquanto ela faz isso, enfia a ponta do rabo na boca do bezerrinho, enganando o pobre, eu vi isso algumas vezes na fazenda onde trabalhei; a gente ouvia o bezerro chorar, chorar, e quando a gente ia ver o que acontecia, lá estava  a bichona enrolada na mãe, mamando de dar gosto, o alimento do pobre do bezerro!  Aprendi que isso que eles -(Lula e Dilma) -combatem, é muito difícil de acabar porque as pessoas preferem ser más, desonestas do que verem o povo feliz! Eles  não tem pena dos pobres não!’’
‘’Tenho medo do que podem fazer de mais maldade com o Lula, com a presidenta! Tenho muito medo, do que isso pode trazer de consequências ruins para nós, o povo pobre! . Uma guerra entre as pessoas que vão pra rua nestas manifestações; tudo isso é muito perigoso e ingrato, porque a bagunça é deles, os grandões que nunca vão estar lá na rua enfrentando cara a cara os revoltados!’’

_Volta dona Conceição:  _”É! É muito triste mesmo, mesmo que ninguém se machuque, ou até mesmo morra nessas confusões nas ruas, porque o povo, o povo  mesmo, esses que vão pras ruas, são na verdade partes do povo, são todos brasileiros, e deveriam ser mais tolerantes uns com os outros, e não pegar pra si uma ‘guerra  que não foi eles quem inventou’’.
Acho isso covarde e muito, muito cruel!’’
Minha esperança, e a minha fé, é que lá em Brasília, exista  pessoas de estudo, que entenda essa bagunça toda, que tenha no seu coração, um pouco de amor pelo povo,  que ame o Brasil e sintam misericórdia por nós; entendam que nós votamos neles, para ter um país de paz, onde nossos filhos e netos possam crescer, estudar e se formarem em paz!
 Todos os dias, nós aqui em casa, rezamos o terço pedindo paz para o nosso Brasil e para o mundo todo!
Nós aqui, sabemos que Deus está vendo o que  tá acontecendo lá em Brasília, e conhece o coração do seu povo, das gentes simples e honradas como nós aqui; vai escutar as nossas preces, não deixando que o governo de hoje caia nas mãos de homens ruins, malvados, e  que não desejam o bem  do povo! “


_Achei importante tentar transcrever aqui os sentimentos e pensamentos de pessoas simples, quase sem estudo, mas que guardam no peito um coração amoroso e fraterno, que assistem todos os dias os jornais viciosos  e golpistas. São pessoas que sofrem com as notícias e boletins viciados e parciais, que espalham o veneno, instigam a violência entre os cidadãos, alimentando  o mal!  Sabemos que como esta família, que não se manifestam, não acessão as redes sociais; não veem outras formas de mídias, acabam sendo reféns de uma mídia  amoral e espúria, que não mede as consequências de seus atos! Por outro lado, para essas pessoas, bastam serem parte dos beneficiários do Bem produzido pelos governos  Petistas, para saberem de que lado deve estar, estão e ficaram até o fim!


Que Deus tenha misericórdia de nós!

Nenhum comentário: