segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

2012, Ano Bissexto. Saiba porque.



O ano de 2012 tem uma peculiaridade: será bissexto. Na prática, significa que mais um dia será acrescentado aos 365. O mês de fevereiro irá até o dia 29, uma quarta-feira. A cada quatro anos isso ocorre para manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais, relacionados às estações do ano.
No governo do  Imperador Júlio César foi criado o Calendário Juliano

A expressão “ano bissexto” surgiu com a implantação do Calendário Juliano, no ano de 45 a.C., definindo alterações no Calendário Gregoriano – que é adotado pela maioria dos países no mundo, principalmente os ocidentais.

Para os estudiosos da astronomia, a análise sobre o ano bissexto é mais complexa. O diretor técnico do Clube de Astronomia de Brasília, Marcelo Domingues, disse à 
Agência Brasil que o ano representa o período em que a Terra completa uma órbita ao redor do Sol. Em seguida, ela retorna ao mesmo lugar no espaço.

Domingues explicou que esse período é chamado de “ano solar”, com duração de 365,242199 dias, ou seja, cerca de seis horas mais longo do que nosso atual ano civil, que dura 365 dias – isso multiplicado por quatro equivale a 24 horas ou um dia. O astrônomo acrescentou que no ano 238 a.C., os egípcios propuseram a intercalação de um dia no calendário, após4anos.

O astrônomo lembrou que a primeira tentativa oficial no Ocidente de corrigir a defasagem causada pelos calendários com 365 dias inteiros foi adotada no governo romano de Júlio César, em 46 a.C. Na ocasião, contou, foi criado o Calendário Juliano.



Domingues acrescentou, porém, que houve outra reforma mais profunda nos sistemas de contagem do tempo a partir do Calendário Gregoriano – no período do  Papa Gregório XIII, em 1582 da era Cristã, daí o nome do calendário.

Cartórios tratam o dia 29 de fevereiro como data comum

Oficialmente, o dia 29 de fevereiro, embora ocorra apenas a cada quatro anos, é tratado como uma data igual às outras pelos cartórios de registros. No Cartório do 2° Ofício de Brasília – um dos principais da capital federal, no qual são feitos registros civil e de casamentos, títulos, documentos e de pessoas jurídicas – a orientação é seguir as regras adotadas em todos os dias do ano.

No entanto, os aniversariantes do dia 29 de fevereiro consideram-se privilegiados. Nas redes sociais, como o Orkut e o Facebook, o assuntou gerou a criação de comunidades destinadas exclusivamente aos nascidos nessa data. Há quem confidencie que o assunto provoca confusão, mas a maioria comemora.




O comerciante de Brasília Edmar Leone da Cunha, de 43 anos, nasceu em 29 de fevereiro de 1968 e contou que se sente “um sortudo” devido à data de aniversário. “Nunca tive dificuldade alguma por causa da data do meu nascimento. Muito pelo contrário, acho que sou um sortudo por ter nascido em dia tão atípico”, disse.

Edmar disse ainda que nos anos não bissextos comemora o aniversário no fim de semana mais próximo ao dia 29. Segundo ele, os amigos e parentes o parabenizam no dia 28 de fevereiro. Nas redes sociais na internet, comportamento semelhante se repete com os nascidos no dia 29, segundo relatos registrados nos depoimentos.

Fonte: Agência Brasil.


2 comentários:

ALVES ARTESANATO disse...

NASCI NO DIA 29 DE FEVEREIRO DE 1964 FUI REGISTRADA COMO SENDO DIA 28 POR CAUSA DA MINHA VÓ PATERNA.SOU FELIZ ASSIM NÃO VEJO DIFERENÇA.

Eunice disse...

Que legal Alves, voce é a terceira pessoa bisexta que conheço. Também não vejo a diferença, minha amiga bisexta nós a festejamos por uma semana inteira, Deixamos ela feliz e ficamos felizes também.