sexta-feira, 22 de março de 2013

Entre encantos e encontros



Na década de 80 até meados de 90, morei em Curitiba, a capital do estado do Paraná.Tudo aconteceu num repente, ao ver uma reportagem sobre a cidade. Pronto! Me apaixonei!E disse cá com meus botões: Vou morar lá!
E fui. em oito meses de programação, viajei de "mala e cúia" pra esse lugar encantador.
E encanto foram todos os meus dias por lá. Cada recanto, as pessoas as estruturas da cidade, o trabalho, enfim, tudo. Na época possuía apenas uma modesta maquina fotográfica, com a qual tentava registrar tudo o que podia,mas nem sempre me foi possível revelar todos os filmes, e ainda hoje guardo alguns sem fazê-lo, e nem sei se dali sairia alguma coisa aproveitável.Quanta diferença de hoje!
Quanta evolução em poucas décadas!
Mas jamais esqueci os dias ali vividos, e claro que houve momentos difíceis com suas lições inesquecíveis, afinal o que é a vida se não uma coletânea de momentos especiais?
Conheci no trabalho a Malu Roldão, que se multiplicava trabalhando em três lugares ao mesmo tempo,e com quem eu deixava minha filhota algumas vezes, quando prestava serviço no centro de convivência do Pilarzinho; não sei se mantém ainda hoje o mesmo nome, que leva também o nome do bairro. Ali, dentro de uma área verde muito bem cuidada, foi construído os monumentos em homenagem ao primeiro Papa que visitou o Brasil. E devo dizer que fiquei encantada.  O MEMORIAL AO POVO POLONÊS e tudo o mais que compõe, o bosque do Papa.






Eu que já admirava muito as construções em madeira,ao deparar com a casa feita em toras de madeira, dei asas a imaginação e viajei no tempo para a Polônia.
Essa casinhola em meio ao arvoredo, cercada deste tapete verde, tem algo de mágico, que encanta quem gosta da Natureza. Vamos curtir um pouquinho?
Claro que estas não são as fotos que eu tirei, mas se aproximam muito.
Estátua de Mikołaj Koperniko e casas de troncos no Bosque do Papa em Curitiba
Foto: Ulisses Iarochinski








O lugar é o tempo todo assim, tranquilo, um convite ao sonho, ao descaço d'alma;



E Curitiba prima pelo esmero com as flores que estão em todos os lugares, sempre frescas e bem cuidadas. Desconfio que profissionais são encarregados de fazerem a troca dos vasos nas jardineiras durante as noites, pois pelas manhãs, sempre temos flores frescas e belas. É assim em todo lugar, no calçadão onde fica a Boca Maldita então é um sonho a cada manhã; o que deixa a boca nem tão maldita assim.

*Memorial da imigração polonesa, inaugurado em 13 de dezembro de 1980, no rastro da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em julho anterior. Sua área, de 46.337 metros quadrados, fez parte da desapropriação que envolveu a antiga fábrica de velas Estearina. As sete casas de troncos que compõem o memorial são lembranças vivas da fé e da luta dos imigrantes poloneses, com objetos como a velha carroça, a pipa de azedar repolho e a estampa da padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa. Em Curitiba, a imigração polonesa começou em 1871.
*Fonte>http://www.embarquenaviagem.com/2012/06/20/principais-pontos-turisticos-de-curitiba/



Pista para caminhada cuja grama está sempre assim verdinha e convidativa, assim como o cantar dos passarinhos sempre alegres.Além de toda estrutura pra voce passar boas horas de lazer, culturae diversão com sua família.


Outro lugar, que apesar de não o ter frequentado muito, me fala fundo ao coração, é a popularmente conhecida como Pedreira do Leminsk.

Sua casa é a de teto mais alto

 Paulo, era muito conhecido e querido dos amantes da boa Boemia curitibana, e como eu era na época esposa de um músico da boemia, o velho "GÊ", tive o prazer de privara algumas boas horas na companhia do poeta Lemisnk, chegando mesmo a estar em sua casa numa madrugada; pessoalmente achava-o meio 'louco', mas em geral me divertia com isso, e o respeitava; não tinha noção de como aquele cara meio "maluco beleza", tinha importância cultural para o nosso país, e somente fui me aperceber disto após a sua prematura morte. Nesta época um episódio na sua vida me marcou consideravelmente, que foi a morte de sua filhinha Estrela, creio que por leucemia; a dor expressada por aquele pai era algo estarrecedor. mas enfim, hoje ele deve  estar brilhando junto a sua querida Estrelinha! 

Veja que lugar fantástico dentro da área urbana de Crtb.

De qualquer forma foi muito legal, descobrir que aquele sítio encantado onde ele morava se transformou em algo dedicado a cultura. É um legado maravilho, e tenho a certeza de que lá por onde ele brilha agora estará satisfeito com isto.













Bem, tenho muito mais a  falar das belezas curitibanas, mas é para outro tópico.

Tenham todas um maravilhoso final de semana!

Beijos de Luzes!

3 comentários:

Friends Forever disse...

Olá,que lugar encantador, bela postagem parabéns!!
Bjs
Amara
http://friendsforeverdecor.blogspot.com.br/

Mamuska Fomm disse...

Obrigada!
Desculpe-me pela demora em responder,
Sabe como é final de ano, muitos compromissos e tempo escasso. Mas adorei sua visita e vou já,já, visitar o teu e segui-la.
Bjs!

Mamuska Fomm disse...

Ah, eu adorei conhecer e participar do Directory Blogspot, e já estou divulgando entre meus amigos. Vamos fazer muiito sucesso nessa integração.
Obrigada Cris.