segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Respostas a Silas (Cmdd DEUS)-

Silas fala:
Nice,
Mas não posso deixar de admitir, que realmente estou colocando o espiritismo em cheque.

Eu não consigo faltar com a verdade. Eu estou querendo realmente ver como se saem os representantes

do espiritismo aqui neste tópico. O que eles tem a dizer de forma consistente sobre o que eles creem.

Não fiquem zangados. Penso que aqui está a vossa tribuna. Eu penso né? não sei se to certo.



Nice responde:

_Olá Silas ! _Sobrou um tempinho, e não resisti. Vou dar meu pitaco:

O amigo não coloca o espiritismo em cheque. Ninguem jamais o conseguiu. O máximo que conseguem é

espremer alguns espiritas, tirar deles todo o conhecimento e discernimento que ja conseguiram

acumular ao longo da jornada disciplinadora.


E claro que neste quesito irás meu amigo encontrar diversas formas de entender a mesma doutrina, pois

isso é natural nos seres humanos,não havendo sobre a face da terra duas criaturas que pensem

exatamente iguais.


Razão pela qual temos tantas e tantas denominações religiosas, em especial as cristãs, por que cada

pessoa tem a sua forma particular de ver, sentir, compreender e externar.


Inúmeras são as nossas barreiras, mentais, verbais, gramaticais, etc, que somadas repercutem na nossa

economia psiquica, refletindo na forma como exteriorizamos, e neste ponto, há os que se deixam levar

pelos outro, por motivos outros que não os estimulem a conjecturar, e formatar seus próprios

pensamentos, sobre este ou aquele tema, e são conhecidos como os eternos concordantes.

Balançam a cabeça sempre concordando. Mas com o que?


Portanto meu querido Silas, nem te preocupes , porque não abalarás as estruturas da doutrina

Espirita, caso venhas desconcertar este ou aquele espirita, que certamente diante da incógnita

apresentada pelo irmão, irá correndo conferir seus Postulados certos de que ali


encontrará cada resposta, para cada interrogativa que o irmão venha fazer.


Não se esqueça que esta é a Doutrina da razão e não do sermão.

E todo bom espirita aceita as dificuldades como premios de estimulos a sua inteligencia. E o que não

sabe, busca saber, e sempre primam pelo fazerem e muito bem suas lições de casa. Sempre tem resposta

para toda argumentação, se não sabe, busca quem sabe e procura aprender.


Quanto ao amigo dar enfase de ser partidario da verdade, esta premissa , não é previlegio apenas do

irmão. (este um dos pontos que mais me impressionou no passado no protestante-crente, pena que hoje

tornou-se raro essa virtude),porém meu querido, como dizia, faz parte da discilina do espirita

consciente, usar sempre da verdade.


Entretanto tendo sempre em mente que a verdade se apresenta caracterizada para cada individuo

concernente sua forma de ver e sentir a vida, neste âmbito, cada um tem a sua, e que deve ser

respeitada.


Portanto a sua verdade, é largamente respeitada aqui pelos amigos espiritas; respeito este muitas

vezes traduzido na forma de silencio.


Quanto ao mais, fico sempre tranquila, porque esses meninos valem ouro do melhor quilate, e não

acrescentaria um til no que eles tem apresentado. Estão todos corretos.


Quanto a consistencia, não as encontrarás nas palavras deles, mas em si mesmo. Por mais que lhe

pareça extranho minha afirmação.


Jamais acharás consistencia em nenhum postulado espirita, pela simples razão que o irmão já veio pré-

venido, pré-parado, pré-imbuído para a não aceitação do que for exposto pelos espiritas.


E nisto, e não na sua crença estará baseado as suas observações posteriores a cada mensagem.


Mesmo porque meu querido; ninguem esta obrigado a mudar seu pensamento, a trocar de posição perante a

vida por ter conhecido uma forma nova de pensar,como tambem não esta obrigado a constextá-la,

simplesmente por estar em desacordo com a sua velha forma de pensar.


A idéia aqui, pelo menos entendo eu, seria de demonstrar as diferentes formas de ver entender e

vivenciar o cristianismo do cristo, e não provar quem é ou deixa de ser mais ou menos cristão.


Infelizmente quando descamba para esse rumo, a história tem nos mostrado resultados lamentaveis.

E não queremos isso aqui, certamente.




Silas diz:_Um forte abraço Nice. Volte logo.

Nenhum comentário: