segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sabatina V.M.D. DEBATES RELIGIOSOS _ (Parte -I I)

(Parte II)


Ludmila pergunta:


*1- Em nosso convívio em comunidades do orkut, temos visto alguns espíritas mais "conservadores", ou

ligados ao CUEE, e isso me tem feito "esfriar" um pouco em debates...


Como vc vê essa situação?

Considera que esse tipo de espírita "engessa" o desenvolvimento da DE e impedem vôos mais altos para

os que buscam pesquisar além de Kardec?


R_ Minha querida, Em todos os campos do pensamento e atuações humanas vamos encontrar esse tipo de

comportamento, que entendo como de certa forrna natural e até necessário.

O que lhe incomoda e não é só você que se ressenti com isso é a rigidez e até mesmo uma certa

intransigência com os demais.


A Doutrina Espírita é antes de tudo libertária, mas muitos irmãos se sentindo na posição de guardiões

da doutrina acabam se indispondo com qualquer um que “ouse” avançar em seu autentico direito de

evoluir nos seus pensamento. Durante algum tempo também me sentindo infeliz e amarrada, mas o

pensamento ecumênico acabou por me libertar.


Kardec foi o codificador, o organizador, e nunca se apresentou como o dono da verdade absoluta, nem

deu apalavra final; Isso é muito claro, portanto haveria muito o que se aprender e caminhar a partir

dele. E século e meio é tempo considerável na evolução humana, se levarmos também em conta os avanços

atingidos em velocidade nunca dantes registrado na história da humanidade pela tecnologia. Tudo

evoluiu inclusive acapacidade de compreensão do ser humano. Isso há que ser considerado.



*2- O que acha de Ramatís? Porque ele é tão discriminado por determinados espíritas que apenas

repetem o que "ouviram dizer" sobre Ramatís? Seria puro desconhecimento ou pré-conceito?



R-Não é somente Ramatis , mas todos os que se posicionaram como portadores de conhecimentos que

diferem da DE,(Codificação), são vítimas em potencial de irmãos espíritas, que não entenderam a meu

ver que a mensagem de Jesus é Libertadora, e que Kardec não é palavra final na evolução espiritual

humana.


A codificção da Doutrina Espirita constitui apenas as bases o alicerce sobre o qual o homem deva

construir o seu conhecimento espiritual. É evidente que nem a Espiritualidade estancou, nem o homem

atingirá toda a evolução necessária apenas com a Codificação Espirita.


Fazem isso com os evangélicos, escarnecem os católicos,e humilham os umbandistas, desprezam os

budistas e os agnósticos ou ateus.


Mas tudo isso não passa de pequenêz na capacidade de amar ao proximo e compreender de fato a máxima

de Jesus contida no Seu Novo Mandamento, e que foi sintetizada pelo fundador da LBV, Alziro Zarur,

encontrada em o_


*Tratado do Novo Mandamento de Jesus (Reunido por Paiva Netto, consoante o Evangelho do Cristo de

Deus segundo João, 13:34 e 35; 15:12 a 17 e 9.)


— Ensinou Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista:

_"Novo Mandamento vos dou: Amai-vos como Eu vos amei.

Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos,

se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros.


O meu Mandamento é este: que vos ameis como Eu vos tenho amado.

Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos.

E vós sereis meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando.

E Eu vos mando isto: amai-vos como Eu vos amei.

Já não mais vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor.

Mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer.

Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário,

fui Eu que vos escolhi e vos designei para que vades e deis bons frutos,

de modo que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome,

Ele vos conceda.

E isto Eu vos mando: que vos ameis como Eu vos tenho amado.

Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo.

Permanecei no meu Amor".





Um fato bem gritante que se encontra logo de cara na codificação e que deveria ser revisto por todos

é a questão da trindade entendida em cada pensamento filosófico-religioso é a questão da trindade

(Unidade triplice da doutrina- como é mesmo?)


A sorte é que esse tipo de pensadores não representa uma unanimidade entre os seguidores da DE.

É desconhecimento,imaturidade espiritual.

Mas merecem também o respeito e carinhos dos que já passaram por essa ponte. Um dia vão crescer neste

ponto também.



*3- Algumas vezes temos visto espíritas que interpretam errado determinadas respostas do LE, não

aceitam o que está explícito em obras complementares (qto à evolução do espírito). Vc entende isso

como falta de estudo e aprofundamento nas obras básicas, falta de leituras complementares, ou

simplesmente falta de maturidade espiritual para compreender certas questões?


R_Todos nós, estamos na caminhada evolutiva, cada um tem um específico grau de entendimento, só pode

chegar até ali por enquanto. Cada ser tem o Seu Tempo.

E somente o tempo será capaz de propiciar condições para esse mister.

Exatamente por isso é que existem tantas crenças, por estarem ligados aos graus da maturidade

espiritual individual, portanto diferentes entre si. Se cada um entendesse este ponto e o

respeitasse, certamente utilizaria o tempo usado para criticar o irmão, no próprio crescimento, e não

haveria tantas rivalidades, entre companheiros que se dizem fraternos.


Fraternidade é aceitar uns aos outros como é ,e pode ser agora, colaborando para o seu crescimento

com nossos exemplos, nunca lhes apontando os erros com ares de pretensa superioridade. Penso que o

que primeiro teríamos de desenvolver seria a capacidade de Amar o próximo.

Bjs!

(CONTINUA NA PARTE -III)

Nenhum comentário: