quinta-feira, 12 de abril de 2012

Calendula no meu Jardim




Hoje quero mostrar-lhes um pouco mais do meu jardim.
Não sei voces, mas eu curto cada plantinha que nasce e florece no s meus canteiros.
Fico feliz ‘feito pinto no lixo’, quando a Natureza me brinda com uma novidade!

Esta é a Calêndula. Foi a primeira vez que cultivei. Comprei as sementes e cuidei carinhosamente até elas chegarem a este ponto. No inicio eram tenras e frágeis. Pensei que não vingariam. Mas vejam como ficaram! Suas pétulas eu reclolhi e fiz tintura no alcool de cereais.Servem como cicatrizantes e combate infecções, principalmente em mucosas. Em casa usamos para combater afecções da boca. Como minha filha caçula chupa dedo, é quase impossivel impedí-la de levar a mão suja à boca, e volta e meia aparecia com uma lesão nos lábios. O uso da tintura é ‘tiro e queda’; em poucas horas reverte e cicatriza.Além de ter função anti-séptica.
Mas a Calêndula tem outras aplicações, que pesquisei na internet e vou compartilhar com voces, vejam:


As Folhas e flores, podem se usadas em cataplasmas, infusão, no tratamento de feridas, úlceras,acne, inflamações purulentas, queimaduras de sol,escaras, vermelhidão da pele sensivel, higiene do bebê (na limpeza de pele e do umbigo).
Como chás (Uso interno), para úlceras gastricas. As suas flores servem no tratamento de icterícia artriteetc.
O suco de suas folhas verdes tratam calos, verrugas,E ainda se pode tomar o chá para aliviar cólicas de menstruação, Usando 2 colheres de sopa de flores secas, em meio litro de água, em água fervente por cinco minutos. A ideia é tomar na semana que antecede o inico do ciclo, e ainda para prevenir e até curar rachaduras de mamilos na amamentação. E por experiencia propria, acabei descobrindo que a presença desta planta no quintal, repele o pernilongo da dengue, por causa do odor que exala.






Nenhum comentário: