terça-feira, 3 de dezembro de 2013

(23°) - Uma curiosidade Mediúnica

  
                      
08/02/2010
Querida amiga ,
Que Deus esteja contigo, sempre.
UMA CURIOSIDADE MEDIÚNICA

A adesão do escritor Monteiro Lobato ao Espiritismo é de conhecimento público. Sabe-se que ele leu obras de Charles Richet, william Crookes e outro autores europeus; que promovia reuniões mediúnicas, que escreve sobre o assunto; que defendia ardorosamente as ideias da imortalidade e da comunicabilidade dos Espíritos.
Fato que nem tanta gente conhece é o acordo entre o criador do “Sítio do Pica-Pau amarelo” e seu amigo Godofredo Rangel.  Ficou acertado entre eles que, aquele que morresse primeiro, voltaria para se comunicar e que  iria identificar-se mediante uma senha que somente os dois conheciam.
Lobato foi-se primeiro, mas não voltou para atestar sua  sobrevivência ao amigo. Godofredo Rangel também desencarnou posteriormente,sem retornar para nos trazer uma palavra sequer.
Estranho! Em vida, Monteiro Lobato tinha prometido utilizar-se amplamente,da mediunidade de Chico Xavier, quando passou para o “lado dela..”
Muito tempo depois, através da psicografia do médium Jorge Rizzini o próprio Lobato explicou o caso: _”Havíamos combinado, eu e o Rangel, que o primeiro que se fizesse“Gás pensante” voltaria a fim de dar ao que ficara, ainda condensado na Terra, provas da comunicabilidade dos Espíritos., _ tínhamos , para isso, um código secretíssimo!
(...) Preocupado em dar a decisiva prova dos nove ao incrédulo Rangel, “voei” até Pedro Leopoldo _ a então cidadezinha morta de Minas gerais. 
Andava por lá, nessa época, um médium que, pelas suas qualidades eu pretendia fosse minha máquina de escrever mediúnica. 
Ele era um veículo ideal. Mas ao pousar em Pedro Leopoldo, desanimei... 
Estavam a rodear o Chico Xavier mais de duzentos Espíritos, aguardando a  oportunidade de usar-lhe a mão!
Rondei o Ambiente durante vários dias. Pretendiam alguns Autores escrever pelo Chico, coleções de  romances;outros,as Obras Completas, que não tiveram tempo de redigir na Terra... E, ao lado dos escritores um enxame de poetas... 
Fiz os cálculos.  O Homem põe e Deus dispõe.
Até chegar a minha vez,teria de esperar pelo menos uns cinquenta anos!
O esqueleto do Rangel,já bastante arqueado,não resistiria tanto tempo _ e o código secretíssimo acabou arquivado com o desencarne de meu milenar amigo! (...)-“(*)
Este trecho pertence a um texto,onde o senso de humor de Lobato e o seu estilo próprio podem ser bem reconhecidos. (*) Do livro: “ Escritores e Fantasmas” de J. Rizzini:Ed. Correio Fraterno.

                   --------------------//--------------------


Gostou Mulata¿

Tirei isso de um livro da biblioteca,por nome: “ Um pouco por Dia” de Rita Foelker;
Mandei-lhe um texto lindo, uma historinha de filha e mãe (nessa ordem) e nem sei se você recebeu,pois não recebi resposta. 
Aliás percebi uma leve mudança na sua última carta em que você me enviou uma história, (quase em quadrinhos) da história da Mediunidade. 
Fria que nem bunda de pinguim; Frio, que eu digo, foi o bilhetinho escrito num cantinho escondido naquela papelada toda.  
Quase invisível. 
Isso depois que eu lhe contei a história da filha de uma amiga minha, que é dependente de drogas; 
Errei? 
Tão tá! 
Só não entendi. 
Escreva-me. 
Fique com Deus seu sempre amigo, “GÊ”

                                                                   
(Porque a História, a Vida de um homem, não pode terminar na escuridão fria de um túmulo.)

Nenhum comentário: