sábado, 8 de outubro de 2011

Depois da primeira chuva


Após a primeira chuva, colhíamos Jaboticaba na Fazenda do Fundão.




Vencidos os anos, criados os filhos, meio século de vida com tudo a que tive merecimentos e obrigações, me dou agora mais  serena, com tempo mais folgado ao prazer de rememorar os anos,as aventuras e venturas da vida cheia de sonhos dos tempos de meninices no interior das Minas Gerais.





Me lembrei hoje com uma gostosa saudade de quando nos levantávamos bem cedinho, e nos punhamos a pé, a caminho de uma fazenda lá pras bandas do Clube do Pica-Pau, onde moravam o senhor Tobias e sua esposa dona Maria, com seus nove filhos. 



Este passeio tinha como objetivo colher fruito -preto ou jaboticabas no pomar da fazenda. 

Não conheciamos o dono, o sr. Calimério, pois o Sr, tobias era o administrador, e tocava a fazenda junto com os filhos moços e adolescentes. A esposa era paraplegica e vivia na cama, de onde comandava toda a lida doméstica a cargo da as filhas Elza, e Meirinda. Não me recordo de todos os nomes, apenas estes e do Edson o filho mais velho de fala engraçada, bem mais arrastada que o natural dos mineiros.
Como menina, andei sonhando com ele. Mas isso passou logo.(riso) Lembro-me dele contando uma ida noutra fazenda proxima, e chegou contando do que ele chamou de "poção azuli'", que hoje é uma hidrelétrica cuja cachoeira chama-se Piçarrão.




Cachoeiraq do Calimério, hoje hidrelétrica da CEMIG e o 'Poção Azul"i do Edson
 Não cheguei a conhecei esta queda d'agua, masme encsantava com outra bem menor que batizamos de cachoeirinha. 

Pelas fotos do estudante de arquitetura o Glaucio Henrique creio ser esta qui, pois fazem mais de trinta anos as minhas lembranças, e neste tempo muito já se mexeu naquela região.

A cada estação do ano um fruto, e assim nunca deixavamos de visitá-los e trazer para casa os gostosos frutos maduros colhidos no pé por nós mesmos.
Lembrei-me das jaboticaba.
Frutos vistosos, e saborosos, muito doce, que íamos colocando em cestos de taquara,


e carregávamos na cabeça, depois de nos fartamos.


 Em casa era comum, minha mãe e a mana Cleide fazerem doces e compotas, além dos licores, que apenas sentíamos o cheiro. ´Bebida alcóolica era proibidas para crianças. Apenas as visitas de papai se deliciavam com eles.
Nós ficávamos com os frutos e os doces.

Assim, esperávamos anciosos pela primeira chuva, para essa aventura, pois diziam os mais velhos, era quando os frutos ficavam bem doces. 

Verdade ou não, seguíamos a risca, e sempre deparávamos com deliciosas jaboticabas, lá da Fazenda do "seu" Calimério, brincávamos na pequena cachoeira no caminho, passávamos por uma pinguela bem parecida com esta, mas que nós costumávamos dispensar e fazer a travessia pela água num  local mais raso.
Pinguela

Aquele contato com a nautera em forma quase virgem, fez-me tremendo bem. Lemdro-me dos cheiros da terra molhada pela chuva, o brilho do orvalho no capim ao sol nascente, da sensação do seu contato na pele, do cheiro da vegetação,e do gado ainda sob o efeito da primeira chuva, eo céu.



Este merece um capitulo à parte. Em nenhum lugar vi até hoje, um céu mais azul!


Na entrada da fazenda, sempre o faziamos por uma entrade lateral, nunca pela principal, que na verdade nem cheguei a conhecer, Mas chamava-se Sr. Calimério. Afinal éramos visitas do sr. Tobias e da dona Maria. Anos depois disso, o sr. Tobias veio a falecer por picada de cobra. Era um homem valente e muito trabalhador. Onde estiver seu espirito eterno, receba o meu carinho e gratidão! Ele foi um dos que fizeram diferença na minha infancia, e creio que na de meus irmãos também; Acredito que Adonai, meu irmão, tembém teria muitas histórias pra contar, se já não tivesse partido para a nossa pátria de origem.



Quanto ao generoso sr. Calimério, nascido em julho de 1904 e falecido em dezembro de 1991, aos87 anos teria hoje 107 anos, apesar de não o ter conhecido pessoalmente, ou talvez até o tenha, sem me lembrar, já que por tantas vezes estive em sua fazenda, ofereço minhas vibrações de respeito e gratidão. 
 Oportunamente escreverei especificamente sobre este  emérito cidadão mineiro.

Aqui vão algumas receitas com Jaboticaba.

 Antes conheça um pouquinho sobre este fruto:De origem desconhecida seu nome varia conforme a região, podendo ser encontrada como fruito preto, jabuticaba, jaboticaba entre outros, é uma árvore da familia das mirtáceas,encontrada na mata atlantica.   


Floresce na primavera e verão, produz grande quantidade de frutos que crescem aglomerados nos troncos e ramos; seus frutos são pequenos, com casca negra e polpa branca, com uma unica semente.


 Pode ser consumido natural, ou na forma de geleia, licor, suco, vinho aguardente e vinagre.Muito cultivado no Brasil colonia e nos pomares domésticos.
É rica em ferro, fósforo, vitamina C e B, sendo útil na eliminação de toxinas auxiliando a digestão.






Além disto possui pectina e peonidina, antocianina, que lhe dá a cor arroxeada. A pectina é a substancia que facilita o ponto da geleia.A casca desidratada e moída era usada para conter diarreia igual a folha de  goiaba.


Aqui vai uma receitinha de geleia sem açucar.



Ingredientes:
1 colher (sobremesa) de gelatina incolor sem sabor
1 colher (chá) de maisena (amido de milho)
1/2 xícaras de adoçante
2 xícaras de água
150 g de jabuticaba
Preparo:

 No liqüidificador, bata rapidamente (pulsando) as jabuticabas com a água.
Coloque em uma panela e junte o adoçante.
Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 20 minutos.
Passe pela peneira.
Coloque a mistura peneirada novamente na panela e adicione os demais ingredientes (antes, hidrate a gelatina em um pouco de água). Deixe esquentar rapidamente (sem ferver) e coloque a geléia em um potinho.
Deixe esfriar e sirva.
Dica:
Lavagem das frutas: é feita em duas etapas: a primeira é uma pré-lavagem através da imersão das frutas em água potável com agitação, sendo assim as sujeiras mais grosseiras são retiradas ou amolecidas. Na segunda etapa a lavagem propriamente dita, utilizando-se água clorada
Métodos pra verificar o ponto da geléia diet:
1-Teste da colher: consiste em retirar, com o auxílio de uma colher, uma pequena porção de geléia, inclinar e deixar escorrer: se ficar parcialmente solidificada ou escorrer sob a forma de lâminas ou flocos limpos, a concentração está no ponto desejado.
2 - Determinação da temperatura de ebulição – método utilizado em conjunto com o teste da colher, é a determinação da temperatura de ebulição da mistura com auxílio de um termômetro graduado até 110ºC. No ponto de gelatinização a geléia entra em ebulição a aproximadamente 5ºC acima da temperatura de ebulição da água pura.
 

Licor de jabuticaba

1 kg de jabuticaba
1 kg de açúcar cristal
1 litro de álcool de cereais ou pinga
Modo de Preparo
Lave as jabuticabas e deixe escorrer (reserve)
Coloque em um recipiente de plástico ou vidro com tampa, o áçucar, a pinga e a jabuticaba, mexa e deixe curtir por 15 dias, mexendo uma vez por dia
Finalizando os 15 dias coar e engarrafar
   

Por agora é isto.
Até a próxima e um grande abraço?

Nenhum comentário: