quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sr.Calimério -Homem Raízes de Araguari.


Os 107 anos do nascimento de Calimério Pereira de Ávila   


12-Jul-2011
Nascido em 12 de julho de 1904 e falecido aos 87 anos, em 08 de dezembro de 1991

Hoje, 12 de julho, Calimério Pereira de Ávila completaria 107 anos. Falecido em 1991, continua absolutamente presente na memória da gente araguarina e de outros, ao longe, pelos feitos extraordinários que conquistou no seu tempo, guiado por visão empreendedora e inabalável dedicação ao trabalho. Enfrentou o incerto movido por visão de progresso, abriu caminhos, ensinou, mudou sistemas de trabalho, inovou, crescendo como empresário de várias artes, que veio das lides rurais para fazer sucesso no comércio, enfrentar indústria e voltar à fazenda, com tecnologias e experiências. Ao final, foi grande, verdadeiro ícone, na indústria, no comércio, na agropecuária, na vida.

Da plantação de arroz e outros cereais, Calimério Pereira de Ávila decidiu enfrentar o grande mote da economia local no tempo de sua juventude, na Araguari das arrozeiras, e criou indústria de beneficiamento de arroz. Trabalhou, cresceu e fez-se atacadista de arroz, além de grande produtor. Ligado aos negócios do meio rural, fundou a Céria Ltda, pioneira no comércio exclusivo de máquinas agrícolas na região, dando vazão a seu espírito inovador, de modernidade, de excelência nos negócios.

Liderou os interesses empresariais por longo tempo em Araguari, sendo Presidente da ACIA, fundador do Sindicato dos Produtores Rurais e Presidente da primeira Cooperativa Agropecuária de Araguari. Da incontestável honorabilidade e inabalável credibilidade tirou prestígio para se eleger vereador por dois mandatos, cumprindo os deveres da liderança, contribuindo ainda mais com o progresso de sua terra e o bem estar de seus conterrâneos.

Por fim, tornou-se um dos maiores produtores de leite da região, mas inovando, modernizando, arriscando recursos próprios para desbravar conhecimentos, fazer experiências, mudando totalmente a história da produção leiteira na região, senão em todo o País.

Não se exagera, como se demonstra a seguir. De início, introduziu em 68 alqueires de cerrado de suas aterras, o capim brachiaria, de origem africana, para sustentação de seu gado leiteiro, quando, na região se pensava que somente gado tratado a capim jaraguá produzia leite em abundância. Calimério Pereira de Ávila inaugurou alternativa para seus pares fazendeiros, com capim de fácil manejo e alta produção.

Mais: ao longo de vinte anos de experiências com cruzamentos de gado Gir com Holandês formou a raça Girolando, cujas vacas que lhe proporcionavam produção leiteira de 15 litros diários, em confronto com 05 litros do gado comum. No início da formação de seu gado causou verdadeiro assombro nos demais que manejavam gado leiteiro, pela ousadia da experiência, tida por muitos como fadada ao insucesso.

Mais ainda: dado à inovação nos negócios e trabalho, aberto ao desenvolvimento e conhecimento, trouxe para a região a primeira ordenha eletrônica, que retirava 500 litros de leite por hora, valendo-se de apenas quatro operadores, necessária ao trato com a produção intensa que alcançava, para além dos mil litros por dia. Calimério Pereira de Ávila vivia mesmo à frente de seu tempo, revelando inteligência maior e inigualável dedicação ao progresso. 

Seu trabalho com o gado leiteiro tornou-se referência para fazendeiros de várias partes do País. Foi premiado dezenas de vezes em concursos leiteiros, exposições agropecuárias etc.

Recebeu homenagens e condecorações de sua terra natal, registrando-se o Título de “Homem Raízes de Araguari”. Tem seu nome cravado em Avenida de admirável grandeza, em prédio de apartamentos, em pavilhão que construiu no Asilo São Vicente de Paulo para abrigar idosos etc. Tem seu nome gravado muito especialmente na memória de toda a comunidade araguarina, que lhe devota a mais profunda gratidão pela inteligência com que nos brindou, pelo trabalho que realizou por nossa gente e nossa terra e pelos exemplos de retidão de conduta que nos legou.

Curriculum Vitae de Calimério Pereira de Ávila

- Vereador por 2 mandatos na Câmara Municipal de Araguari, sendo eleito sem maior esforço de campanha, pois seu nome sempre inspirou credibilidade e confiança.

- Fundou em Uberlândia a Casa Céria: um marco de pioneirismo - primeira empresa da região a dedicar-se exclusivamente à venda de maquinaria agrícola e produtos afins.

- Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguari.

- Foi um dos fundadores do Sindicato Rural de Araguari.

- Criou a primeira Cooperativa Agropecuária de Araguari.

- Traz para a região o capim “brachiaria”, um marco que viabilizou a pecuária extensiva.

- Desenvolveu, após de 20 anos de cruzamentos, o gado Girolando, tornando possível aumentar a produção de leite de 5 para 15 litros por animal, o que na época foi considerado grandioso feito.

- Recebeu dezenas de troféus em concursos de gado leiteiro em exposições de Araguari e Uberlândia.

- Durante vários anos foi considerado o maior produtor de leite da região.

- Implantou a primeira ordenha mecânica em Araguari.

- Construiu um pavilhão para abrigar os idosos no Asilo São Vicente de Paulo,o qual tem seu nome.

- Em 1982 é homenageado com o título de Homem Raízes de Araguari.

Nenhum comentário: