domingo, 9 de outubro de 2011

Conheça um pouco de Ellen Johnson Sirleaf -Nobel da Paz


Nascida em Monrovias na Libéria a 72 anos, Ellen Johson Sinerf, uma das mulheres agraciadas com o Nobel da Paz 2011, foi a primeira mulher eleita presidenta da África, se prepara para a sua reeleição que deverá ser realizada ainda neste mes (outubro 2011, mudou a história do seu pais em 2005 ao ser eleita como 

chefe de Estado num país de 4 milhões de habitantes completamente traumatizado pelas guerras civis que  tiveram lougar nos anos de 1989 até 2003, resultando em cerca de 250 mil mortos edestruição da economia e infraestrutura.

 Ellen é formada em Harvard como economistamãe de 4 filhos e quase uma desena de netos, trabalhou no Banco Mundial e na ONU, vem mantendo um ativo trabalho em conjunto com isntituições financeiras internacionais, fazendo o seu nome com o objetivo de reverter as dividas em investimentos para reconstruir  seu país, no que vem obtendo sucesso.





Luta por reformas institucionais e combate a corrupção USA.Nesta luta recebe o codinome de ‘Dama de Ferro da Africa”, etambem coleciona historia de prisão politica nos anos 80, sob o regime de Samuel Doe.

Bem, Ellen venceu  a  futebolistica estrela do AC Milan George Weah com quese 60% dos votos validos na ultima eleição,e recebeu um pais destruido por 20 anos de guerra, e vem construindo uma historia publica em favor da paz e do desenvolvimento da Libéria. 



Ellen conhece como ninguém os dois mundos bem díspares do seu país, como o mundo do campo, onde não há facilidades nem descanso, e onde as mulheres compoe a maior força de trabalho, e o mundo cosmopolita.








É uma mulher fantástica, ao mesmo tempo forte enérgica  e doce, que tem como objetivo extremamente importante,   de estabelecer a paz no seu país.



Ellen Johnson acaba de ser agraciada com o Nóbel da Paz, juntamente com outras duas exemplares mulheres.








Conheças as outras duas ,clicando aqui







C

Nenhum comentário: