sábado, 8 de outubro de 2011

Prémio Nobel distingue coragem de três mulheres na luta pela paz






Pela primeira vez na história do Nobel da Paz três mulheres foram distinguidas ao mesmo tempo: a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, a sua compatriota Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman. Conheça mais de cada uma das laureadas.

Crente, pragmática e revolucionária, assim é definida a jornalista iemenita. «Uma boa decisão (...)», dizia anteontem a Der Spiegel online, salientando que o Comité de Oslo «honrou com ela os revolucionários entre Tunes e Sanaa e enalteceu ao mesmo tempo o importante papel das mulheres na Primavera Árabe».
Tawakkul Karman tem 32 anos e é mãe de três crianças.

Naturalmente, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ)recebeu a notícia com agrado. «É uma excelente notícia e congratulamos Karman calorosamente, cuja tenacidade, coragem e humanidade foram merecidamente reconhecidas», saliento o seu presidente, em comunicado, Jim Boumelha. 
«Isto é também o reconhecimento pela sua campanha pela liberdade de imprensa no Iémen, que a FIK e o seu filiado iemenita, os Sindicato de Jornalistas do Iémen, de que ela é sócia, sempre apoiaram».Leia mais 








Nenhum comentário: